SITE OFICIAL BRASILEIRO

Projeto Amazônia em Magníficat: um amor especial às novas gerações

Desde 2005, um grupo de “missionários” parte de diversas regiões do Brasil para a região amazônica, a fim de levar um pouco mais de amor e dignidade para comunidades carentes naquele local.
Este projeto é conhecido como Projeto Amazônia, uma iniciativa do Movimento dos Focolares, que auxilia no desenvolvimento social, espiritual e econômico dessas comunidades durante todo o ano e especialmente no período do Projeto.
De 08 a 13 de julho, 16 missionários do Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Piauí e Maranhão estiveram na comunidade Magnificat, zona rural do Maranhão.

Além da visita a quatro comunidades quilombolas que integram a área, os missionários também tiveram a oportunidade de realizar diversas atividades na Escola Maria do Rosário, que nasceu como uma atividade social do Movimento dos Focolares e hoje é municipalizada, com mais de 200 alunos.

Com o propósito de deixar uma mensagem de vida para essas crianças e adolescentes, os missionários realizaram diversas oficinas sobre o amor, o perdão, a paz, a arte de amar, o respeito, a verdade e a união.
“Trabalhar com esses valores na escola é fundamental para termos uma nova sociedade, não apenas capaz intelectualmente através do caminho do saber como também capaz de viver a fraternidade através do caminho do amor, do perdão e da paz. Cada vez mais a Escola deve fazer funcionar melhor o intelecto e o coração, esses dois elementos precisam caminhar juntos”, nos escreveram os missionários ao explicar a experiência.
Em uma das oficinas, os alunos são convidados a calçar os sapatos uns dos outros, para experimentarem como somos diferentes e da mesma forma tão amados por Deus.
Após essa oficina, uma aluna disse que não estava bem com a sua colega, então foi até ela e lhe deu um abraço na frente de toda a turma. Gestos simples, mas que exprimem que algo novo aconteceu.
Uma das comunidades quilombolas visitadas foi a Campo Rio. Ali, os missionários fizeram rodas de conversa, trabalhos manuais, almoço com as famílias, sessão de terapia, jogos didáticos em equipe e até sessão de cinema para as crianças.

“Também visitamos a Professora Elaine na sua escolinha (no quintal de sua casa). Elaine é aluna da Escola Maria do Rosário em Magnificat e aos sábados brinca de coisa séria ensinando com aulas de reforço a seus irmãos e vizinhos”, nos escreveram os missionários.
E para completar a experiência, já que era época de Copa do Mundo, um campeonato de futebol com a bola oficial da Copa doada por uma pessoa de Teresina.
Mas em Magnificat, um jogo diferente, onde todos podem jogar, até aqueles que estão aprendendo e que até quem ficou carregando água ganha uma medalha no final!
O primeiro lugar é reservado para quem ama.
“Todas essas ocasiões nos fizeram viver o ser cristãos em saída, assim como nos pediu o Papa Francisco: ‘ser cristão principalmente nos lugares onde ser cristão é difícil”, concluíram.

Compartilhe
Veja também
Entre os dias 1° e 15 de julho aconteceu o Projeto Amazônia 2023, em Altamira-PA, organizado pelo Movimento dos Focolares, grupo ligado à Igreja Católica e aberto a todas as pessoas, independentemente de religião, que busca a unidade de todos no amor. 
Projeto Amazônia 2023 já começou e foi pauta do jornal do Pará nessa quarta-feira e quinta-feira, 12 e 13 de julho, respetivamente.
Em Salvador, na Bahia, membros do Movimento dos Focolares estão montando 300 Kits de Autocuidado que serão entregues aos grupos do Projeto Amazônia 2023 que participarem das oficinas de Autocuidado, desenvolvidas pelo próprio grupo soteropolitano.