logo-proj amazonia mod(1)
No dia 19 de julho teve início a quarta edição do Projeto Amazônia na comunidade Magnificat (município de Itapecuru-Mirim, no Maranhão). Em um clima de família, encontraram-se 28 pessoas vindas de diversas regiões do Brasil e moradores locais.
De diferentes áreas profissionais – pedagogos, advogado, estudantes, assistentes sociais, agropecuarista, engenheiros, arquiteto – todos traziam consigo o mesmo desejo: dar a vida para gerar Jesus em meio.
Foram realizadas 62 visitas a uma comunidade alegre, enraizada no amor, no Ideal vivido, como descreveram os participantes. “Algumas dificuldades vieram em evidência e se tornaram nossas. Os dias foram marcados por momentos fortes com as famílias, colhendo profundas dores e angústias vividas nos últimos tempos”.
Um momento marcante foi a noite foi dos talentos apresentados pelos participantes do Projeto Amazônia vindos de fora e pelos moradores de Magnificat. O repertório teve canções, danças e piadas. “Um momento de descontração coroado pelo clima de família”, contam.
Outra atividade do Projeto foi a realização do Workshop da Fraternidade “Juventude e Talentos”, com oficinas de coral, dança, artesanato, poesia, pinturas especiais e violão, totalizando 94 participantes entre crianças, adolescentes, jovens e adultos.
O bispo da Diocese de Coroatá, Dom Sebastião fez uma visita ao centro comunitário, reunindo-se com os participantes do Projeto Amazônia e alguns moradores de Magnificat para um momento forte de partilha de experiências. “Foi um momento de vivência profunda no sentido de ser uma só família. Dom Sebastião, muito contente, expressou a sua acolhida ao Projeto Amazônia na sua diocese, ressaltando o bem que esta evangelização traz para Magnificat. Fruto deste encontro com o bispo surgiu em alguns moradores o desejo de recomeçar sua vida com a Igreja”, contam. “É sempre um motivo de consolação toda vez que venho aqui em Magnificat. Que esta experiência de evangelização continue sendo referência para todas as outras do Maranhão e de outros lugares, declarou Dom Sebastião.”
A conclusão do Projeto Amazônia em Magnificat se deu com a realização de uma Mariápolis nos dias 25, 26 e 27 de julho.
 
Poesia feita durante oficina no Projeto Amazônia
 
Um novo recomeço
Na vida sofremos, choramos, caímos,
Mas não desistimos.
A chuva, chovendo e molhando
Os cabelos chapados, mas sempre
Renovando novamente
 
Na roça com o sol ardendo na pele,
Queimando, mas sempre, com a fé
Que um dia aquele sofrimento
Passará.
 
Sorrir para não chorar e passar
Alegria no olhar.
Falar das dificuldades e fracassos,
Mas sempre pensar que tudo passa
E podemos recomeçar.
 
A melhor coisa é a simplicidade,
Amar o próximo e ser amado,
Alegrar-se, dar apenas um sorriso,
Ser humilde, pois Deus está
Em todas as coisas,
Principalmente em cada
Um de vocês.
 
Maria Jaqueline M. Gonçalves