A iniciativa foi resultado do projeto de uma professora de Língua Portuguesa apresentado em um encontro científico anual promovido na cidade natal de Graciliano Ramos
Mais de 200 estudantes participaram de uma palestra sobre a Economia de Comunhão (EdC) realizada no Instituto Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (IFAL), em Palmeira dos Índios, cidade alagoana onde nasceu o escritor Graciliano Ramos. A palestra foi proferida pela pesquisadora da Universidade Federal de Alagoas, arquiteta e urbanista Cristina Gameleira.
Há mais de 8 anos, Cristina desenvolve o projeto Economia de Comunhão e sustentabilidade no assentamento Zumbi dos Palmares, localizado no município de Branquinha (AL). Seu trabalho favoreceu a criação do Instituto Mundo Unido, uma organização não governamental voltada para iniciativas em favor da fraternidade universal.
Culminância de projeto – A palestra foi acompanhada de uma exposição de textos e imagens sobre o projeto Um olhar para o IFAL por uma Cultura de Paz, produção textual desenvolvida pela professora de Língua Portuguesa, Denise Dutra, sobre a cultura da Partilha, o significado e a influência da EdC na sociedade de hoje. A EdC foi acolhida com muito entusiasmo e curiosidade pelos alunos presentes, além de ter sido uma das palestras mais participadas do evento, afirmou Denise Dutra.
O projeto foi apresentado no Encontro de Iniciação Científica (EIC), evento que ocorre anualmente no IFAL em Palmeira dos Índios. Participam uma média de 800 estudantes, além de professores e pesquisadores de outras instituições de ensino superior e médio do agreste alagoano. O evento é um espaço para o intercâmbio de experiências e projetos significativos para o desenvolvimento social da região.