SITE OFICIAL BRASILEIRO

Proteger a Infância e a Adolescência: projeto dos Focolares nasce no coração da floresta Amazônica

Proteger a Infância e a Adolescência

“Por conta da nossa cidade ser no meio da floresta amazônica, ter uma geografia desafiadora, e quando a gente teve a notícia de que ia vir pra cá a iniciativa desse projeto, nos deixou muito felizes”. Foi o que relatou a Secretária de Assistência Social Trabalho e Habitação do município de Parintins, Zélia Márcia Cardoso, uma das centenas de pessoas que participaram do projeto Proteger a Infância e a Adolescência, na cidade de Parintins, no Amazonas.

O evento foi realizado pelo Grupo Comunhão e Direito, do Movimento dos Focolares, entre os dias 22 e 23 de outubro de 2021. Com foco na prevenção do assédio e da violência sexual para crianças e adolescentes, a iniciativa nasceu em 2019, no coração da floresta Amazônica, e contou com o apoio da arquidiocese da cidade, da prefeitura, do governo estadual e da faculdade local. 

São muitos os relatos de crianças e adolescentes que já sofreram no silêncio ou que, muitas vezes, não sabiam que já tinham sofrido assédio. “Eu já passeio por várias coisas, por exemplo assédio, mas eu não sabia. […] Mas com esse grupo, me ajudou muito a saber como lidar com isso e como fazer para sair de uma situação como essa”, nos conta Glenda dos Santos, adolescente que particiou do evento.

Centenas de participantes, entre crianças, adolescentes, familiares e educadores estiveram presentes.

Além de oficinas voltadas para crianças e adolescentes de 11 a 17 anos, houveram também momentos voltados para os/as educadores/as e aos familiares. A mãe Sodreane das Graças diz que com certeza esse dois dais a ajudaram a aprender mais como lidar com seus filhos, a dialogar e a construir com eles uma relação de amizade

Conheça mais o projeto Proteger a Infância e a Adolescência e veja relatos no link a seguir:

Compartilhe
Veja também
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.
No último sábado (06), os Jovens do Movimento dos Focolares realizaram o Genfest Day, uma manhã de atividades no Centro Social Roger Cunha Rodrigues, em Manaus (AM), para refletirem sobre o tema "Abraçar a humanidade provoca mudança", ao lado de 50 crianças e 20 adultos.