Ninguém ama o que não conhece. 

Para difundir o carisma da Unidade entre os/as religiosos pelo Brasil, o grupo Geração Nova dos Religiosos e Consagrados do Movimento dos Focolares (GenRe) realiza diversas iniciativas em todas as regiões do país. Através de lives semanais, transmitidas na última segunda-feira do mês no @Genre.focolares,  reúnem diferentes adeptos ao Movimento, para partilhas acerca da espiritualidade coletiva, isto é, a espiritualidade expressa por Chiara Lubich, em vista do desejo de Jesus: “Que todos Sejam Um”. 

Além das lives, encontros que visam a formação, o diálogo e o compartilhamento de experiências entre os religiosos são realizados mensalmente em todas as regiões do país, assim como reuniões mais aprofundadas sobre o carisma, com a presença dos assistentes nacionais Maria Teresa Van Dick e Padre Paco López.

Segundo o responsável nacional dos GenRe, Ronnaldh Oliveira (Congregação Salesiana), os momentos de formação são de grande importância, já que “ninguém ama o que não conhece”.

Ronnaldh complementa que a formação em 2021 tem como objetivo estruturar uma Escola para os/as religiosos e consagrados na Mariápolis Ginetta, centro do Movimento dos Focolares na região Sudeste, localizado em Vargem Grande Paulista/SP.

“É um sonho para a vida religiosa no movimento termos cada vez mais consagrados imersos no ideal, podendo ser sinal e portador da Unidade a todos os demais! Seremos assim de fato uma nova Vida Religiosa, jovem, otimista e sobretudo alegre! Chiara queria isso, papa Francisco nos pede isso hoje”, ressalta.