Sergio Previdi durante sua apresentação no encontro, em Quito


O presidente da comissão nacional do Movimento Político pela Unidade (MPPU), Sergio Previdi, participou representando o Movimento dos Focolares de um encontro entre bispos e leigos promovido em Quito, no Equador pelo Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam) e pela Fundação Konrad Adenauer.
O encontro, realizado de 06 a 09 de setembro, teve como tema “A doutrina social da Igreja e a indispensável necessidade de transformação da sociedade na América Latina” e contou com a participação de 30 pessoas provenientes de países como Alemanha, Brasil, Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Venezuela e México, e cinco bispos. O Movimento dos Focolares também foi representado por duas pessoas da Argentina e uma do Peru.
Durante o evento, os participantes puderam aprofundar os estudos que mostram a preocupação da Igreja em como transmitir a Doutrina Social e o Evangelho para os povos da América Latina, em especial, para os jovens.
“Uma das conclusões do encontro foi que somente quem faz uma escolha verdadeira de Deus e que esteja munido da base muito sólida, que é a Doutrina Social da Igreja pode apresentar uma solução para os problemas sociais. Mas isso não se faz só através dos estudos: tem que ser com a vida”, conta Sergio Previdi. Nesse sentido, ele apresentou algumas experiências do Movimento dos Focolares, como a Economia de Comunhão (EdC), o MPPU, as Escolas Civitas e também o manifesto do Gen Fest 2012, que foram muito bem aceitos e reconhecidos pelos participantes do encontro.