Manaus


Em todos os estados da região norte, o dia 14 de março foi celebrado com grande alegria e participação, recordando o 5º aniversário da partida de Chiara Lubich para o paraíso. Como nos anos anteriores, foi dedicada uma semana especialmente para estes eventos a fim de tornar mais conhecida a sua figura e o seu pensamento, com os reflexos na vida das pessoas e da sociedade. Eis uma breve síntese das atividades realizadas nas capitais, representativas das tantas outras feitas nas numerosas comunidades do Movimento dos Focolares espalhadas em toda a imensa região amazônica.
Em Manaus houve dois momentos muito significativos: uma homenagem na Assembleia Legislativa do Amazonas e a Santa Missa solene, celebrada pelo novo arcebispo de Manaus, D. Sergio Castriani, e concelebrada pelo bispo auxiliar D. Mario Pasqualotto e por D. Giuliano Frigeni, bispo de Parintins. Após a missa, um momento de festa e de muita gratidão a Chiara.  Num clima sereno e familiar, D. Sergio falou da sua proximidade ao Movimento dos Focolares e de Chiara, como “uma mulher de comunhão, radical, que como todos os santos fez do Evangelho a sua vida”.

Missa em Manaus


A homenagem na Assembleia Legislativa foi feita por meio de uma cessão de tempo pedida pelos Deputados José Ricardo (PT), Conceição Sampaio (PP), Luís Castro (PPS) e Marcelo Ramos (PSB), todos participantes do Movimento Político pela Unidade (MPPU). A sessão foi presidida pela deputada Conceição Sampaio que iniciou referindo-se a Chiara, como “uma mulher extraordinária”. O deputado José Ricardo, entre tantos caminhos que Chiara delineou para a Igreja e a sociedade, citou a descoberta da política como “um caminho de santidade”, do qual, afirmou, “participa humildemente, refletindo e tendo atitudes influenciadas pela vida de Chiara, que tanto os ajuda nesta ‘casa do povo’”.
Em Belém, a Semana Chiara Lubich foi caracterizada de modo especial pelos relacionamentos pessoais, seja no dia a dia, nos ambientes onde os membros do Movimento se encontram, seja evidenciando a figura de Chiara Lubich em eventos ou através da mídia.

Jornada em Teresina


Na Basílica Santuário de N. Senhora de Nazaré, mais de 800 pessoas participaram da Santa Missa presidida por D. Vicente Zico, arcebispo emérito de Belém, e transmitida pela Rede Nazaré de Televisão. Entre outras coisas, D. Zico afirmou: “Chiara tem muito a dar a todos nós… Esperemos que Chiara, assim como Ginetta Calliari, seja logo reconhecida pela Igreja como modelo de santidade…”.
A TV Nazaré veiculou ainda, em dois horários, o documentário “Recordando Chiara”, além de ter entrevistado, ao vivo, um focolarino e uma focolarina que puderam expor sobre sua vida e obra.

Jornada em Teresina


No Complexo Chiara Lubich, em Ananindeua – região metropolitana de Belém – durante toda a semana houve atividades e estandes que apresentaram Chiara e a sua espiritualidade. Na conclusão foram plantadas duas árvores, como sinal de unidade e crescimento do bem de todos. Sempre na linha do estabelecimento de relacionamentos pessoais, para este evento foram visitadas mais de 200 famílias, ocasiões para a conscientização da população na preservação desse espaço ecológico, e apresentação da figura de Chiara Lubich.
Na capital do estado de Roraima, Boa Vista, nos dias 9 e 16 de março, o programa “Humanidade Nova”, transmitido semanalmente pela Rádio Monte Roraima (107.9 FM, às 21 horas), foi inteiramente dedicado a Chiara Lubich. A emissora tem alcance em toda a região, sendo ouvida inclusive em comunidades indígenas.

Jornada em Teresina


Uma jornada no domingo, 17 de março, concluiu a Semana Chiara Lubich em Teresina (PI). Mais de 500 pessoas participaram do evento “Uma vida pela unidade. Recordando Chiara Lubich no 5º ano de sua ida para o céu”. O programa desenvolveu-se em quatro blocos: “Educar para um mundo unido”, “Uma economia que gera comunhão”, “As novas gerações e o Ideal da unidade” e “Direito e Fraternidade”. Em cada um deles, através de projeções multimídia e testemunhos, um grande destaque foi dado à influência da vida e da espiritualidade de Chiara Lubich na concretização da oração de Jesus “que todos sejam um”, nos mais variados âmbitos da vida humana. A apresentação musical de Érica Rodrigues Fontes, professora da Universidade Federal do Piauí e membro de uma Igreja evangélica, salientou a ação do carisma da unidade no ecumenismo.
“É a primeira vez que venho a um encontro dos Focolares… vi que é possível levar os valores cristãos na prática cotidiana, em casa, no trabalho e outros ambientes onde vivemos”, afirmou uma pessoa. “Dessa manhã levo comigo a certeza de que não existem muros entre nós cristãos, embora sejamos de Igrejas diferentes”, afirmou uma outra pessoa que participou dos eventos. “Constatei que a mensagem de Chiara Lubich tem um efeito em todas as nações do mundo”, declarou outro participante.