Uma série de programações na região Norte marcou a chamada Semana Chiara Lubich na celebração do 4º aniversário de seu falecimento.
Manaus (AM)
No dia 15 de março, foi feita na Assembleia Legislativa do Amazonas – Aleam uma homenagem durante uma cessão de tempo requerida por quatro deputados que fazem parte do Movimento Político pela Unidade: José Ricardo (PT), Marcelo Ramos (PSB), Luiz Castro (PPS) e Conceição Sampaio (PP).
O deputado José Ricardo ressaltou que o requerimento da cessão de tempo foi do grupo dos quatro deputados e se referiu a Chiara como pessoa merecedora da homenagem por tudo o que significou e significa na sociedade e na igreja.
Os deputados deram destaque à importância do carisma da Unidade na Política. Eles se declaram integrantes do MPPU, colocando em relevo que é um desafio cotidiano experimentar a tolerância, o diálogo e o respeito pelas opiniões diferentes.
Luiz Castro relevou a força e a importância de Chiara e do seu carisma como transcendentes à religião, com um objetivo que supera as barreiras, os preconceitos, citando Gandhi, Mandela e que o ideal da fraternidade contempla a sociedade como um todo.
O presidente da Assembleia, Ricardo Nicolau (PSD) também se pronunciou, enfatizando a necessidade da concretude que o Movimento dos Focolares oferece para a sociedade, “síntese do bem comum e da política”.
Cerca de 300 pessoas da comunidade de Manaus reuniram-se no dia 10 de março para comemorar o 4º ano do falecimento de Chiara. O encontro teve início com a celebração da missa pelo Bispo Auxiliar Dom Mário Pasqualotto, que participou de toda a programação.
A vida de Chiara foi percorrida em quatro atos: a infância, a descoberta da Quarta Estrada, Chiara e sua Obra e Sejam uma Família. Em cada etapa, foram contadas experiências atuais, mostrando que não era uma festa de Chiara histórica, mas de Chiara atual, que continua a viver em sua Obra.
Ao final, para simbolizar o SIM da comunidade ao sonho – de Emmaus – de acender muitas luzes no mundo, os participantes, com pulseiras de luzes de neon, cantaram com entusiasmo o compromisso de serem a “alma da cidade”.
Parintins (AM)
Quatro programas na Rádio Alvorada AM, parte do Sistema Alvorada de Comunicação, com alcance em toda a região amazônica, abordaram aspectos do Movimento dos Focolares: o primeiro sobre a historia de Chiara, o segundo sobre o Movimento Famílias Novas, o terceiro sobre os jovens, e o quarto sobre os Voluntários e Humanidade Nova. Cada programa teve a duração de meia hora.
Belém (PA)
No dia 14 de março foi realizada uma missa na Basílica N. Sra. Nazaré, celebrada pelo arcebispo, Dom Alberto Taveira, e transmitida pela TV Nazaré.
No dia 18 de março, no Complexo Esportivo Chiara Lubich, localizado no município de Ananindeua, na Grande Belém, realizou-se a Jornada de Tributo a Chiara Lubich, com o título Sejam uma família. Cerca de 300 pessoas, de todas as gerações, participaram do evento que testemunhou a influência do carisma da unidade no campo da educação, da saúde e, de modo especial, o seu impacto sobre as novas gerações.
Teresina (PI)
Os e as gen 4 e gen 3 de Miguel Alves (PI) quiseram apresentar Chiara no colégio onde estudam. Pela manhã as gen4 leram um escrito sobre Chiara e o ideal da unidade e explicaram a importância da descoberta do Ideal da Unidade em suas vidas para cerca de 65 crianças de 7 a 12 anos. Durante a tarde os e as gen 3 fizeram o mesmo para aproximadamente 100 crianças e adolescentes. Montaram também um mural com fotos, ilustrando a vida de Chiara.
No dia 14 de março, ao meio dia todos os membros do Movimento dos Focolares rezaram um Pai Nosso, no lugar onde estavam, em um time out de agradecimento a Deus pelo dom da vida de Chiara. Naquele dia, os integrantes do Movimento da cidade se reuniram para um momento de oração, reflexão e renovação do compromisso de cada um com o carisma da unidade.
Algumas impressões:
Um momento de profunda união com Deus. (Livramento)
Senti como a coisa mais importante da minha vida. (Osvanyr – gen4)
Um momento solene, em que senti a paz interior (Jesus – gen2)
Deixou em mim a vontade de viver o Evangelho como Chiara viveu. (Francisca Lúcia)
É uma grande alegria ver os filhos de Chiara unidos para prestar a ela uma homenagem de agradecimento por nos ter dado Jesus. Sou feliz por fazer parte desse povo. (Ana Teresa)
Em 20 de março, na Câmara Municipal, houve o pronunciamento do vereador Décio Solano (PT), que apresentou Chiara Lubich e a sua obra.
Maranhão
Em Aldeias Altas (MA) os membros do Movimento dos Focolares conduzem semanalmente duas horas de programação na Rádio Fontanella FM, que atinge cerca de 20 mil pessoas, em toda a região. No dia 14 de março todo o programa foi sobre a vida de Chiara, com músicas, depoimentos e trechos de seus escritos. Muitas pessoas comunicaram-se com os apresentadores durante o programa, agradecendo a Chiara pelo ideal da unidade.
Na Câmara Municipal de São Luís (MA), no dia 14 de março, no contexto das celebrações da Semana Municipal da Mulher, o vereador José Joaquim Guimarães Ramos apresentou a figura de Chiara Lubich enquanto promotora da paz e da fraternidade universal. Referindo-se ao quarto ano de seu falecimento, salientou a grande importância do seu pensamento na política, na arte, na educação, na economia, e nos diversos campos da atividade humana.
Coroatá (MA) No dia 16 de Março, na Câmara dos Vereadores de Coroatá (MA) foi realizada uma sessão solene em memória de Chiara Lubich, mediada pelo presidente Vereador Ciba Araújo, membro do Movimento Político pela Unidade. Cerca de 30 pessoas participaram da homenagem, que teve a cobertura da imprensa local, com irradiação para toda a região.
No dia 14 de março a Rádio Educativa FM entrevistou Pe. Alonso, sacerdote voluntário e Pablo, um gen 2, em um programa de 20 minutos, em horário nobre, sobre a história de Chiara e do Movimento dos Focolares. Ainda na Rádio Educativa, no dia 17 de março foi ao ar o programa “Jovens pela unidade”, com duração de uma hora, com canções, textos de Chiara e experiências sobre o impacto do ideal da unidade na vida concreta dos jovens.