SITE OFICIAL BRASILEIRO

Semana Mundo Unido em Maceió: unindo forças para ajudar o próximo

Todos os anos os jovens do Movimento dos Focolares, animadores dos Jovens por Um Mundo Unido, realizam a Semana Mundo Unido. A SMU tem como objetivo promover ações locais em prol de uma cultura de fraternidade.
Este ano, em Maceió, os jovens decidiram realizar ações menores, mas em sintonia com o tema mundial proposta: “Geração Fome Zero”.
A primeira atividade, no dia 2 de maio, foi um momento de oração junto com a Comunidade dos Viventes, um movimento bem atuante em Maceió.
“Ficamos bem tocados com o acolhimento deles, e com o retorno dado depois. No nosso instagram, eles escreveram: ‘Foi muito bom partilhar esse momento com vocês! Vocês são inspiração! Vamos juntos!”, nos escreveram os jovens de Maceió.

No dia seguinte, mais uma ação em conjunto, dessa vez com a comunidade Fraternidade O Caminho, para distribuir comida aos moradores de rua.
“Sentimos que foi uma noite de Amor desinteressado ao próximo, ida concreta às periferias existenciais da nossa cidade. E vimos como é forte essa experiência de amar desinteressadamente como Jesus: olhar no olho de quem mais precisa, sair da nossa zona de conforto e abrir nossos corações para aqueles que mais estão marginalizados na nossa realidade, precisando do nosso cuidado e atenção”, contaram os jovens.

A SMU em Maceío se concluiu com a doação de alimentos não perecíveis arrecadados para um asilo masculino, o Lar de Idosos São Vicente de Paulo. A entrega das doações foi acompanhada de muita troca de experiências, músicas, sorrisos, orações. Os idosos ficaram realmente felizes por poderem conversar e terem presenças tão alegres no asilo.

Durante toda a semana os jovens também utilizaram as redes sociais para divulgar as atividades e lançar desafios pela fraternidade universal
“Foi uma SMU que nos ajudou a alargar nossos corações aos mais necessitados. Desta forma, finalizamos a SMU felizes, com os corações renovados e prontos para seguir pro nosso GenFest”, concluíram.

Compartilhe
Veja também
Para envolver os jovens macapaenses no percurso rumo ao Genfest 2024, a comunidade do Movimento dos Focolares de Macapá (AP) reuniu a juventude do Estado para a Jornada dos Jovens que neste ano refletiu sobre “Juntos Para Cuidar”.