Cristãos de diferentes igrejas se uniram em uma ação concreta de solidariedade em Goiânia (GO). De 1º de maio a 7 de junho foram arrecadados tecidos para a confecção de lençóis para a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia com o engajamento da Arquidiocese de Goiânia, Igreja Ortodoxa São Nicolau e Igreja Evangélica Luterana do Brasil Congregação da Cruz.
A iniciativa nasceu como uma consequência de um relacionamento de mais de dois anos em que se realizam encontros da Palavra de Vida com a participação de católicos e ortodoxos.
Este ano quisemos dar um passo novo na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC). A ideia surgiu em um encontro realizado em março, em que celebramos a partida para o Céu de Chiara Lubich na Igreja Ortodoxa. Convidamos integrantes da Igreja Luterana para participar conosco e organizamos uma ação concreta de arrecadação para um hospital de nossa cidade. A Arquidiocese aderiu com todas as suas paróquias e as Igrejas Ortodoxa e Luterana. O resultado foi surpreendente e experimentamos uma grande alegria nos relacionamentos que se criaram. Foi um gesto concreto que tornou visível a unidade entre nós, contam Sandra e Jorge Maschio, de Goiânia.
A Ação Solidária foi lançada durante a Semana Mundo Unido, em 1º de maio de 2014, no Parque Vaca Brava, na cidade. Para divulgar foi feita uma panfletagem e distribuição de rosas brancas de origami feitas pelos jovens.
No domingo, 4 de maio, a Ação Solidária foi lançada nas três igrejas participantes e o ponto alto da Ação Solidária foi a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) com celebrações nas três igrejas, que teve como tema Acaso Cristo está dividido?.
O engajamento resultou na arrecadação de mais de R$ 27 mil, com os quais foram comprados tecidos suficientes para a confecção de mais de 1.600 lençóis.
A entrega das doações foi acompanhada pela visita dos Semeadores da Alegria da Arquidiocese de Goiânia e um grupo ecumênico de Brasília preparou uma reflexão e a partilha de experiências para aquele momento.