SITE OFICIAL BRASILEIRO

Ações

Sociedade | Humanidade Nova

Movimento Humanidade Nova é uma ramificação e é também a expressão social do Movimento dos Focolares. Nasceu em 1968, com a proposta de colocar em prática as palavras do Evangelho nos mais variados âmbitos sociais, culturais, econômicos e políticos, para dar respostas concretas aos desafios da sociedade contemporânea. 

Fazem parte de Humanidade Nova pessoas de todas as crenças e condições que desenvolvem as mais variadas atividades profissionais. Nas palavras de Chiara Lubich, os integrantes do Movimento estão empenhados em “dar uma alma cristã à sociedade contemporânea, contribuindo assim para a renovação dos homens e das estruturas”.*

Por isso, ainda segundo Chiara, “o Movimento Humanidade Nova não se divide tanto por categorias, mas de preferência em diferentes ‘mundos’: o mundo da arte, da saúde, etc. São mundos para os quais convergem as pessoas que trabalham cotidianamente lado a lado: médicos, enfermeiros e doentes para o mundo da saúde; estudantes, professores, funcionários e pais, para o mundo da educação, e assim por diante”*. 

Chiara recebe São João Paulo II no congresso de Humanidade Nova em Roma, 20 de março de 1983.

A consciência de que o Evangelho vivido sob a luz da espiritualidade coletiva, proposta por Chiara Lubich, pode dar respostas aos desafios sociais de qualquer lugar e tempo, interpela homens e mulheres de boa vontade a enfrentar com perspicácia e competência os problemas da sociedade de hoje, sanar as chagas e evidenciar as potencialidades de indivíduos e comunidade. 

* De um discurso de Chiara Lubich, em 1983, em um evento com 15 mil pessoas de todo o mundo quando apresentou o Movimento Humanidade Nova ao papa São João Paulo II.

Contato

Confira outros conteúdos e experiências de Humanidade Nova

Arte de amar

Alimentar o corpo e a mente. Conheça essa história que uniu a distribuição de alimentos com a apresentação da Arte…

Saúde para todos

Enquanto Conselheiro de Saúde, ele encontrou uma oportunidade de atuar em favor da sua comunidade. Conheça essa experiência de vida.

Obra social Casa de Maria

Foram 22 anos de espera até concretizar seu sonho de abrir uma social. Hoje, a Casa de Maria é uma…