20150427-02«A situação não é nada boa. Estou vivo, mas agora estamos fora de casa, tanto durante o dia como de noite. Muitas pessoas morreram, outras estão morrendo e há um grande número de feridos. Os abalos continuam e geram novas destruições», escreveram alguns amigos do Nepal. Para além do número de vítimas que continua a subir, as estimativas do Unicef contam mais de 940 mil crianças em risco, com necessidade urgente de assistência sanitária.
O Movimento dos Focolares une-se na oração pelas pessoas atingidas, pelas suas famílias, para pedir o consolo nesta enorme tragédia, e mobiliza-se para ajudar.
De Mumbai, onde estão reunidos para a preparação da Semana Mundo Unido, os jovens dos Focolares – entre os quais três provenientes de Nepal – lançaram um apelo aos Jovens por um Mundo Unido no mundo inteiro, para iniciarem imediatamente uma ação para sustentar as pessoas atingidas pela calamidade: «a Semana Mundo Unido – escreveram – pode ser uma ocasião imediata para exprimir concretamente o nosso sustento».
Papa Francisco, depois de ter rezado no Angelus pelas vítimas do terremoto, exortando ao “apoio da solidariedade fraterna”, expressou numa mensagem enviada ao núncio apostólico no Nepal a própria proximidade da população nepalesa.
Caritas Nepal está em ação para responder à emergência, mas são necessários reforços. São distribuídos alimentos e barracas: o problema principal no momento é dar abrigo, para proteger do frio e da chuva.
 


A ajuda econômica pode ser depositada na conta bancária dos Jovens por um Mundo Unido:
CONTA CORRENTE DA SECRETARIA CENTRAL DOS JOVENS POR UM MUNDO UNIDO (JPMU)
FINALIDADE: EMERGÊNCIA NEPAL
CORRENTISTA:         
PIA ASSOCIAZIONE MASCHILE OPERA DI MARIA
Via Frascati 306, Rocca di Papa, 00040 Roma, Itália
ENDEREÇO DO BANCO:
INTESA SAN PAOLO  –  BANCA PROSSIMA
FILIAL DE GROTTAFERRATA
VIA DELLE SORGENTI, 128
00046 GROTTAFERRATA (ROMA)
ITÁLIA

CÓDIGO IBAN PARA TRANSAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL:
IBAN    IT62 W033 5901 6001 0000 0113 348
BIC       BCITITMX