Carta dos responsáveis do Movimento dos Focolares em Manaus fala da situação da comunidade de Barreirinha (AM) e de como ajudá-los nesse momento.
Todos nós temos acompanhado com preocupação a situação de nossas cidades do estado do Amazonas neste período de cheias. Em particular, a situação mais grave nos parece ser a de Barreirinha, que já se encontra com 80% de sua área já tomada pelas águas. Já tínhamos recebido notícias por meio de Gerson, voluntário que mora nesta cidade, e de outros membros do Movimento. Conversamos com Gerson e com o Pe. Pedro, pároco da cidade, que nos contaram um pouco da situação atual: muitos, os que conseguem, estão em casas de parentes, ou em abrigos, ou mesmo em outras localidades próximas. Muitos ainda permanecem em casa e precisam de madeira para fazer as marombas (levantamento do assoalho da casa). Não podem mais trabalhar e já falta a alimentação necessária. O perigo é constante devido à possibilidade de afogamento de crianças e pelos animais que rondam as casas alagadas, como jacarés, cobras e arraias.
Diante do quadro descrito acima e das imensas necessidades que este povo está passando, o Pe. Pedro nos pediu para que os ajudássemos na campanha que foi iniciada pela Paróquia com o nome SOS Barreirinha. Além de orações, a ajuda pode ser feita pelo recolhimento de alimentos, água mineral ou dinheiro para comprar madeira para as marombas. Sentimos que devemos dar uma resposta a este pedido. É para nós Jesus Abandonado que deve ser acolhido nesta situação. Muitos desses desabrigados viveram conosco a experiência do Projeto Amazônia, nos anos passados. Foram tocados pelo Ideal da Unidade e agora não podemos abandoná-los. Esta ação pode ser uma forma de dar continuidade a este projeto.
Doações em dinheiro podem ser encaminhadas a:
“Paróquia Nossa Senhora do Bom Socorro”
Bradesco Barreirinha
Agência 3725
Conta corrente: 00942-1
Telefone da Paróquia para confirmação do depósito: (92) 3531 7135
Contato: Padre Pedro / Gerson