“Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça” (Isaías 1,17). Este é o tema proposto para a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC 2023), promovida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas. No hemisfério Norte, o momento aconteceu entre 18 a 25 de janeiro, já no hemisfério Sul a semana acontece entre 22 a 28 de maio, tendo a participação efetiva do Movimento dos Focolares Brasil.
Focolares e a SOUC
No dia 22 de maio, 1º dia da SOUC 2023, o Centro Uno lançou uma agenda diária para a reflexão dos integrantes dos Focolares (Você confere na Galeria ao final da matéria). Também o Focolare de Curitiba realizou uma celebração online para abrir a Semana e depois, nos dias 23 e 24, fizeram um bate-papo online com um grupo de adolescentes do sul do Brasil que vem se encontrando desde a pandemia. Ali, foi apresentado o cartaz e a motivação desse ano dando origem a uma roda de conversas sobre as mais variadas discriminações que os adolescentes vivem nas famílias e na escola.
“O ser humano foi feito pra viver em sociedade, Deus criou a Eva pro Adão não se sentir sozinho. Assim como Ele criou todos nós para ficarmos todos juntos convivendo em harmonia ” concluiu Lavine uma adolescente de Canoinhas.
A conversa foi tão intensa que vai continuar na próxima semana.
No dia 23, o Focolare Masculino de Belo Horizonte (MG) abriu as portas para Momentos com as famílias, marcados pela amizade fraterna e a rica reflexão do Bispo Adriel Maia sobre o valor da oração transformadora, que nos interpela a um “novo olhar sobre a humanidade”. Depois do momento, o Bispo enviou uma mensagem ao Focolare:
“Com gratidão pelo acolhimento no dia de ontem na inspiradora programação alusiva à Semana de Oração pela unidade. Que a graça de Deus nos conduza neste propósito. Dessa forma, por favor, encaminhe a nossa gratidão a todos vocês pelo acolhimento.”



Já em Manaus (AM), a celebração ecumênica recordou que todos e todas são membros de um corpo diverso e vibrante de Cristo. Por isso, a unidade na fé transcende as diferenças e adentra na profunda verdade de que todos são participantes da mesma graça divina. Ao final, pessoas de 4 denominações diferentes participaram da celebração.
Em Belém (PA), o Focolare e a paróquia local também realizaram uma bela celebração ecumênica mergulhada no intenso diálogo e comunhão.

A Comunidade de Uberlândia (MG) marcou presença no evento local e pôde apresentar o Carisma da Unidade através das canções, da alegria estampada no rosto de cada um e do momento de partilha de vivências com o testemunho da Lucrécia, mulher negra que contou o quanto a espiritualidade da unidade a fez crescer como pessoa e a ajuda a enfrentar o racismo de forma esperançosa e otimista.






Um coro musical marcou presença no Centro Mariápolis Arnold de São Leopoldo (RS)! Estiveram presente aproximadamente 400 pessoas, que acompanharam os 9 corais de 4 igrejas diferentes: Batista, Anglicana, Luterana e Católica.




Ainda na região Sul, a comunidade de Curitiba (PR) se reuniu para a Celebração Ecumênica que aconteceu na Igreja Luterana, ao lado do Arcebispo da Igreja Ortodoxa Ucraniana Dom Jeremias. Clique aqui para saber mais.
Sobre a SOUC 2023
Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o tema foi escolhido e preparado por um grupo ecumênico dos Estados Unidos da América (EUA), a convite do Conselho de Igrejas de Minnesota.
“Minnesota caracteriza-se, historicamente, pela profunda disparidade racial. Entre as inúmeras violências racistas, destaca-se a ocorrida no dia 26 de dezembro de 1862, quando 38 pessoas da etnia indígena Dakota foram enforcadas em Mankato. As execuções ocorreram no contexto da guerra travada entre os Estados Unidos e o povo Dakota. No momento da execução, as 38 pessoas cantaram o hino Wakantanka taku nitawa (Muitos e Grandes).”
Fonte: CNBB.
Durante a SOUC, as ofertas recolhidas pela Igreja Católica são comprometidas com o Diálogo Ecumênico, uma forma concreta de atuar e mostrar à sociedade o comprometimento da Igreja para a promoção deste diálogo. Saiba mais sobre a divisão das ofertas com a CNBB.
Agenda diária do Centro Uno







Quem viu também gostou:
Protagonismo ecumênico na Região Sul: em Sinergia com outras iniciativas