SITE OFICIAL BRASILEIRO

Start Gen3! Evento marca abertura do ano para adolescentes do Movimento dos Focolares

Adolescentes de todo o Brasil se reuniram localmente e fizeram uma conexão nacional via Youtube e Zoom com cerca de 90 pontos de transmissão para dar início às atividades de 2023. Conhecidos como Gen3, ou Terceira Geração do Movimento dos Focolares, os e as adolescentes prepararam uma programação especial e bem festiva.

Além de danças, músicas e jogos, também compartilharam relatos de como procuram viver o Evangelho e a fraternidade.

Um dos destaques da programação desse dia foi o Projeto Geração Sem Fome, proposto pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) e apoiado pelos Gen3. Na ocasião, dialogaram sobre como desenvolver o projeto no Brasil, abordando temáticas como o desperdício e a sintonia com a Campanha da Fraternidade 2023.

Em determinado momento, um grupo de Belém do Pará contou aos demais como foi a Escola Foco, um evento realizado na Itália para os adolescentes de todo o mundo. Lá, tiveram oportunidade de encontrar a atual presidente do Movimento dos Focolares, Margaret Karram.

Após uma rodada de apresentações e notícias sobre os encontros de Carnaval realizados pelo Brasil recentemente, os Gen3 também lançaram o tradicional Run4Unity, um evento interplanetário realizado todos os anos pelos adolescentes do Movimento dos Focolares. Assim como no ano anterior, este ano o tema também será o cuidado com o planeta.

Júlia, de 14 anos, resumiu o dia do Start Gen3: “O encontro foi muito legal. Eu conheci pessoas novas e todos nos divertimos bastante. Gostei especialmente da parte em que nos reunimos para a chamada, com as músicas e experiências dos Gen3 de todo o Brasil. É muito lindo ver que não estamos sozinhos nessa jornada pelo mundo unido! Ah! E eu adorei participar da organização e apresentação do programa. Gostei muito do tema que ajudei a preparar sobre o projeto Geração sem Fome e fazer o jogo sobre isso”.

Compartilhe
Veja também
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.
No último sábado (06), os Jovens do Movimento dos Focolares realizaram o Genfest Day, uma manhã de atividades no Centro Social Roger Cunha Rodrigues, em Manaus (AM), para refletirem sobre o tema "Abraçar a humanidade provoca mudança", ao lado de 50 crianças e 20 adultos.