No início do mês de janeiro, Marcos Beltramin, focolarino de São Paulo e três jovens – Alan Romano, Afonso Cruz e Rodolpho Marques – fizeram um Tour Apostólico no estado de Mato Grosso do Sul, que conta com diversas comunidades do Movimento dos Focolares.
O chamado Focolare Temporário Mato Grosso do Sul percorreu centenas de quilômetros, passando por comunidades das cidades de Dourados, Itaporã, Ponta Porã, Nioaque, Bonito, Dois Irmãos do Buriti e Campo Grande, a capital sul-matogrossense.
As visitas foram oportunidades para que todos pudessem se conhecer, trocar experiências da vivência da Palavra de Vida e compartilhar hábitos culturais, como a roda de prosa e tereré (bebida típica da região, trata-se de uma espécie de chimarrão que se bebe gelado), o preparo da chipa (biscoito tradicional da culinária paraguaia semelhante ao pão de queijo mineiro), além de muita música típica, caipira, sertaneja e canções do Movimento dos Focolares.
O grupo esteve com famílias, com o bispo Dom Redovino, seminaristas, padres, crianças e jovens.
Muito especial foi a visita a aldeias no município de Nioaque, onde se realizam encontros da Palavra de Vida. Na aldeia do Brejão, por exemplo, eles estiveram na casa do Sr. Domingo, com seus 98 anos de vida, que já participou de vários encontros Mariápolis. Hoje em dia, por conta das limitações físicas, não consegue participar dos encontros, mas afirma que permanece em unidade com todos.
Na capital, Campo Grande, o grupo participou de uma entrevista em um programa na Rádio Milícia Imaculada, quando puderam contar da experiência do Tour Apostólico, que foi possível graças à generosidade de muitas pessoas, que colocaram em comum um carro, as casas para as estadias e visitas, bem como prepararam as refeições.