SITE OFICIAL BRASILEIRO

Trabalho dos grupos: o diálogo no centro|Diário #6

Diário da Assembleia geral/6, de 29 de janeiro de 2021

Chama-se “Open Space Technology” (Tecnologia de espaço aberto) a metodologia de trabalho que a Assembleia geral dos Focolares adotou para os trabalhos de grupo de hoje e de amanhã. Trata-se de um sistema que permite aos 359 participantes conectados on line, no mundo inteiro, dividir-se em grupos de trabalho virtual; permite-lhes falar e dialogar de maneira próxima, como se estivessem sentados ao redor de uma mesa.

Para facilitar a participação de todos, de qualquer latitude se conectem, as sessões de trabalho acontecem em três faixas horárias, correspondentes às respectivas áreas geográficas: Ásia e Oceania; África, Europa e Oriente Médio; Américas.

Participantes durante o momento de grupo da Assembleia Geral 2021

O fato de a Assembleia dedicar vários dias aos trabalhos de grupo, à troca, à discussão de temáticas de vários tipos, demonstra a necessidade e a centralidade de um diálogo global, iniciado no caminho da pré-assembleia, há aproximadamente dois anos, que envolveu as diversas comunidades dos Focolares presentes nos mais variados pontos do Globo. Pessoas e grupos participaram de uma grande reflexão mundial, levando à comissão preparatória da Assembleia mais de 3.000 propostas de assuntos a serem tratados nestes dias. Por praticidade, esses assuntos foram recolhidos e ordenados em 16 grandes eixos temáticos que deram origem a 4 temáticas prioritárias:

  • Ir em profundidade às raízes do carisma da unidade hoje;
  • Concretizar o carisma em todos os âmbitos em colaboração com as Igrejas, com as instituições, com os fiéis das várias religiões e com as pessoas de boa vontade;
  • Dar especial atenção a uma ecologia integral que saiba assumir o cuidado da pessoa, da família e da nossa casa comum, com um olhar para o futuro;
  • Viver o diálogo intergeracional, especialmente com as novas gerações.

Nesses primeiros dias de Assembleia, os participantes acrescentaram outros três macrogrupos com os seguintes temas:

  • Família
  • Governança
  • Opção pelos últimos, pelos excluídos.

O que emergir dos trabalhos de grupo desses dias constituirá uma fundamental contribuição para a redação do “documento final”, que trará as perspectivas e as orientações futuras “para as linhas que serão elaboradas e atuadas principalmente em âmbito local, e em profunda sinergia entre o Centro Internacional e o Movimento presente nas várias regiões geográficas”, como desejou, ontem, Maria Voce.

Oito participantes da Assembleia compõem a comissão de redação do Documento final, cujo texto será submetido à aprovação da Assembleia.

Departamento de comunicação do Movimento dos Focolares

Compartilhe
Veja também
Terminou um dia muito intenso de trabalho para os participantes da Assembleia geral. Entre ontem e hoje eles analisaram e votaram uma série de moções para a vida do Movimento no futuro. Foi escrito um esboço inicial do documento final, que contém, em síntese, as orientações e linhas de ação das temáticas discutidas nos vários grupos de trabalho.