Cerca de 300 jovens do Movimento dos Focolares viveram um encontro especial durante os dias de Carnaval com a presença da responsável mundial dos Gen (designação jovem dos Focolares), chamada por eles apenas de Gabri.
Vindos dos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, esses jovens tiveram a oportunidade de aprofundar as raízes e os princípios que norteiam essa vocação, que mesmo com pouca idade, eles acolhem com radicalidade a fim de viver concretamente o Evangelho no mundo. Alguns dos primeiros Gen do Brasil participaram de um momento de depoimentos, que suscitou recordações, risadas e fortes comunhões de experiências sobre as dificuldades e os primeiros frutos do Movimento Gen no Brasil.
Além disso, os jovens assistiram à lições importantes, como a de Peppuccio, focolarino já falecido, que explicou o significado do carisma da Unidade de Chiara Lubich na história da Igreja. Outro vídeo profundo foi o de Emmaus, atual presidente do Movimento dos Focolares, que falou aos jovens sobre a totalidade da vida Gen, uma vocação que requer deles estar no mundo, mas não ser do mundo, buscando uma vida cristã autêntica.
Nas noites do encontro, seguiam-se momentos de festa e descontração, com muita música, brincadeira e de uma deliciosa experiência de amizade construída na unidade.
Um dos jovens escreveu no último dia: “Um encontro para redescobrir e colocar-se novamente, de maneira concreta, na vocação gen. Saio com o coração dilatado e com o propósito de testemunhar o evangelho em todos os ambientes. Tenho certeza que Jesus nos pede mais do que simplesmente ‘lavar a louça em casa’… Quer que sejamos, no amor, sinal de contradição à toda maldade!” (Francisco POA)