“A realização da Semana Mundo Unido em Manaus iniciou muito antes do 1º de maio, com a sua preparação. Algumas vezes nos reunimos no chamado ‘Clube Mundo Unido’ e procuramos entender como concretizar esse momento tão importante para nós, Jovens por um Mundo Unido, especialmente este ano que marcaria o encerramento da primeira etapa do Projeto Mundo Unido.
A abertura ocorreu no Centro Social Roger Cunha. Pela manhã assistimos juntos à transmissão da SMU, direto de Jerusalém. O local era muito especial: segundo a tradição, foi lá que Jesus rezou ao Pai pedindo que todos sejam um. Era um momento muito esperado por nós! Experimentamos a alegria de saber que estamos unidos, no mundo inteiro! E esta foi também uma oportunidade de apresentar aos nossos amigos a dimensão universal do nosso Ideal de unidade. Ao meio dia fizemos o Time Out rezando pela paz e a unidade no mundo.
Éramos cerca de 180 pessoas, entre jovens e crianças, e nosso desejo era viver aquele dia doando nossos talentos e nosso tempo para construir um mundo unido. Assim os JPMU arregaçaram as mangas para atuar como ‘monitores’ em seis oficinas: dança, desenho, formação cidadã, malabarismo, música e reciclagem.
Aos poucos o pátio do Centro Social foi ficando cheio de crianças. Uma delas jogou o ‘dado do amor’ para ver qual ponto da ‘arte de amar’ iríamos viver naquele dia: a frase foi ‘fazer-se um’, que junto com o tema da SMU ‘Sejamos pontes!’, deu a motivação certa para as nossas atividades.
No bairro onde está localizado o Centro Social Roger Cunha muitas crianças estão expostas a situações que colocam em risco a saúde, como tomar banho nas águas contaminadas nas verdadeiras piscinas que se formam nas ruas durante as chuvas. Foi muito grande o interesse delas pela oficina de formação cidadã. Apresentamos vídeos sobre boas maneiras, partilha, cuidados com a higiene e alimentação. Foi muito interessante e participativa e cada criança recebeu no final um certificado de participação.
Alguns jovens que pela primeira vez participavam de uma atividade com os Jovens por um Mundo Unido estavam felizes por constatar como fazer pequenos atos por amor, ainda que pareçam pequenos, faz toda a diferença na construção de um mundo unido, e eram unânimes na vontade de continuar conosco essa experiência. Ao final estávamos exaustos, mas com o coração transbordando de alegria pela experiência inesquecível que tivemos no início desta Semana Mundo Unido.”
Para curtir melhor o nosso evento veja o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=f1oOUf-hD5U&feature=youtu.be
Os Jovens por um Mundo Unido de Manaus