Com participantes da Inglaterra e jovens, adultos e crianças de diferentes denominações cristãs, a comunidade do Movimento dos Focolares de Santa Catarina realizou sua Mariápolis (encontro anual) para todo o Estado, com a temática Um Diálogo de Amor.
A preparação para o encontro incluiu toda a comunidade e, juntos, pensaram em pedir à presidente do Movimento, Margaret Karram, que enviasse uma saudação especial para eles.
«Queremos abrir nossos corações para conhecer comunidades e igrejas através da escuta de fiéis de diferentes crenças e também dos não crentes e mostrar a beleza do nosso ideal que abraça a todos.»
E foi com muita alegria que receberam uma resposta de Margaret, palavras que foram diretamente de encontro com o programa pensado para a Mariápolis. Confira:
Caros participantes da Mariápolis de Santa Catarina,
Obrigada por terem compartilhado comigo a alegria de vocês pela tão esperada Mariápolis!
O belíssimo título: “Um diálogo de amor”, indica um coração aberto a todos, ávido apenas de amar e de doar-se.
Nestes dias estou na Ásia e também eu tento viver este diálogo de amor. Que horizonte sem limites, que sede de Deus e que generosa família da Obra encontrei, empenhada em dar testemunho dos mais altos valores, para construir uma sociedade fraterna!
Sintam-se parte de um povo espalhado pelo mundo, que vive o Evangelho!
Desejo-lhes dias de profunda unidade, nos quais vocês possam sentir a união com Deus e possam ser ajudados a segui-Lo.
Eu estou com vocês e os saúdo um a um!
Margaret
E foi este “coração aberto a todos, ávido apenas de amar e de doar-se” que conduziu cada um, quem estava no palco, quem ouvia, nos encontros de grupo, nos intervalos, nas refeições, etc.
Cada dia foi direcionado para uma reflexão: No 1º dia, o foco foi a “Oração e os modos de se conectar com Deus”; no 2º, a oração comunitária que encarna o Carisma da Unidade através dos diálogos e das ações sociais; e no 3º, as jovens apresentaram o Genfest, envolvendo todos para colaborar na preparação, que se inicia com a Semana Mundo Unido.
Diálogo na prática
As experiências contadas após cada tema mostraram a vida que existe por trás de cada aspecto apresentado. E um momento alto foi a Celebração Ecumênica que uniu católicos, anglicanos e luteranos de um modo muito profundo. Vivenciamos a realidade de que Deus é um só!
Leia alguns relatos:
«…e aqui posso contar como fiz essa experiência de buscar conversar com pessoas que não conhecia, principalmente os jovens, e digo a vocês que tive dois momentos no jantar fantásticos, com dois jovens, de entender como eles querem se relacionar. A palavra que me ficou é aprender com os jovens, para levar esse ideal de Jesus a todos.»
«Esta Mariápolis para mim foi um verdadeiro reencontro em vários aspectos. Muito leve, descontraída e tudo pensando e ligado por um fio de ouro conduzido pela presença de Jesus em meio (Jesus que ouve e acolhe). Agradeço a Deus por ter participado e quero agradecer a cada um que se empenhou em fazer acontecer esta linda Mariápolis. Agradeço especialmente aqueles que não puderam ir, mas ofereceram por nosso encontro e por todos que oraram também. Foram momentos de paraíso!
«Imensa gratidão a todos pela nossa Mariápolis! Vocês, gen (jovens), desenvolveram um papel fundamental como geração nova, trazendo alegria, espontaneidade e sobretudo inovando. Também quero ressaltar a presença marcante de nossos(as) voluntários(as) que abraçaram todos os aspectos, iluminando e tornando possível a realização da mesma!! Imensa gratidão a todos os demais que deram seu melhor. Mesmo os que não puderam estar fisicamente entre nós. No empenho de viver e construir sempre mais um Mundo Unido, contem sempre comigo. Abraços!»
«Agradeço o Altemar que me convidou para a Mariápolis. Vi que a Coordenação preparou com muito AMOR a MARIÁPOLIS. Quando é feito com AMOR tudo flui tranquilo. Gostei da presença de outras religiões, com seus testemunhos. Tudo tocou no meu ❤. Saí RENOVADO ESPIRITUALMENTE.»
Veja alguns cliques da Mariápolis de Santa Catarina:










