SITE OFICIAL BRASILEIRO

Um encontro para transformar o mundo!

Juventude do Pará e Amapá se encontram online para compartilhar experiências, vivências e os desafios durante o último ano.

Este IV Congresso Juvenil do Regional Pará/Amapá foi especial. Apesar da distância física, os e as jovens se reuniram online nos dias 11 e 12 de setembro para compartilhar experiências, vivências e os desafios durante esse último ano. Os 70 participantes, entre jovens e assistentes, estiveram juntos durante três momentos ao longo do final de semana, que teve direito a muita música, animação e partilhas.

Transformados para transformar

Este foi um dos temas abordados no sábado pela psicóloga Aline Casimiro, que falou sobre esse “transforMAR de possibilidades agitado em calmo”. “Estar bem para fazer o bem“, com a Professora e Focolarina Rádila Arruda, na mesma linha do tema anterior, falou das várias transformações que a adolescência pode causar, porém relacionado às questões comportamentais.

No Domingo foi a vez de Sidenir, estudante de Direito e jovem do Movimento dos Focolares. A partir de sua experiência e estudos, explicou sobre as causas da fome no Brasil e no mundo, e sobre o projeto Geração sem fome, criado pelo o Movimento em resposta ao pedido da ONU para erradicação da fome no mundo até 2030. 

“Muito interessante, eram todos super, mega conectados!! Pudemos perceber que há um profundo desejo de autoconhecimento por parte de todos. Foi comovente ver a participação deles nos temas, frases tipo: ‘me identifico nessa situação’, ou ‘já passei por essa situação’, eram constantes no chat”, nos contam a equipe organizadora.

E não faltaram dinâmicas, músicas e muita dança, agitada pelos próprios jovens e adolescentes!

A unidade na prática

Entre os diversos momentos de partilha, Ana Luiza, de Macapá, narrou que durante o pico da pandemia, em janeiro deste ano, resolveu fazer pequenas cartas de incentivo a sua família, espalhando nas diversas partes da casa.

Já Clara e a Cema, de Benevides, disseram um pouco sobre a ajuda que realizaram junto à concretização do Projeto Geração sem Fome, doando sopa aos moradores de rua, e Sofia, de Belém, contou que ajudou um amigo de uma amiga em uma atividade para recuperar a nota de Filosofa na escola.

Assista a programação completa do IV Congresso!

Primeiro momento:

Segundo momento:

Terceiro e último momento:

Compartilhe
Veja também
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.
No último sábado (06), os Jovens do Movimento dos Focolares realizaram o Genfest Day, uma manhã de atividades no Centro Social Roger Cunha Rodrigues, em Manaus (AM), para refletirem sobre o tema "Abraçar a humanidade provoca mudança", ao lado de 50 crianças e 20 adultos.