SITE OFICIAL BRASILEIRO

Um focolare temporário trinacional na Ciudad del Este

Em uma iniciativa com a comunidade local, o Movimento dos Focolares no Paraguai deu início a um Focolare Temporário, de uma semana, na Ciudad del Este, com a participação de membros da tríplice fronteira: Brasil, Paraguai e Argentina.
De 7 a 15 de julho, um grupo de pessoas do Movimento desses três países buscou reforçar os vínculos de relacionamento entre as pessoas que já conhecem o Movimento e também convidar outras pessoas que ainda não tiveram nenhum contato com o carisma da Unidade para que pudessem descobrí-lo.

Durante esses dias, o Focolare Temporário acolheu muitas experiências junto à comunidade sobre a realidade da cidade, os principais desafios e as prioridades a médio e longo prazo para que o carisma da unidade cresça e se desenvolva entre o povo paraguaio.
O grupo fez visitas a pessoas que por algum motivo deixaram de participar do Movimento assiduamente e também a pessoas que se mostraram interessadas em conhecer melhor.
“Voltei da experiência do focolare trinacional com a alma e o coração apaixonados ainda mais pelo carisma da unidade. Não dá para colocar aqui tudo o que vivemos porque cada segundo reflete uma realidade intensa de relacionamentos, de unidade construída e reconstruída,  de partilha de dores, dificuldades, cruzes na igreja local e de diálogo com os muçulmanos. Agora fica dentro de mim mais do que nunca de viver com a família alargada da Obra também lá, nas três fronteiras, dando a vida no momento presente”, nos escreveu uma participante do Focolare Temporário.
Atualmente, na Ciudad del Este a comunidade mantém um forte vinculo de trabalho e colaboração com as paróquias e com atividades sociais desenvolvidas por outros movimentos, pela Igreja e ONGs.
 

Compartilhe
Veja também
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.
Ação Comunitária Focolare do Morro, Centro Mariápolis Arnold, Projeto Unidade na Fraternidade e ONG  Junta mais Brasil são as 4 OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) e Comunidades Sem Fins Lucrativos do Região Sul que vão acolher jovens no período de 12 a 18 de julho para a fase de trabalho voluntário do evento.