A vontade de abrir um espaço de diálogo com jovens de 18 a 30 anos, a fim de compartilhar em meio a crenças, trabalhos e personalidades diferentes, um grande objetivo em comum: viver por um mundo melhor e mais fraterno, deu início a um evento inédito no Rio Grande do Sul, o START.
A primeira edição aconteceu nos dias 06 e 06 de novembro no Centro Mariápolis Arnold, em São Leopoldo, apelidado pelos 33 participantes de Park START. Nesses dois dias, os jovens aprofundaram 3 pontos em especial:

  • O diálogo como ferramenta para a construção de um mundo unido
  • Espaço de intercâmbio de experiências
  • Desenvolvendo estratégias para ações concretas

Durante a programação, os jovens puderam conhecer os projetos United World Project e o Open Your Borders, trocar experiências e conhecer um pouco mais um grupo de escoteiros que lhes contou como buscam viver por um mundo melhor.
A programação da tarde de sábado seguiu com palestras inspiradas nas conferências TEDx e TED, por isso foram chamadas de START e STARTx. Alguns temas abordados por especialistas foram: fé e razão; ter e ser; psicologia positiva; sociedade, política e religião. Após as palestras, um diálogo em forma de mesa redonda proporcionou questionamentos sobre atitudes a serem tomadas frente as dificuldades enfrentadas na sociedade.

A noite do sábado, bem como outros momentos durante o dia proporcionaram aos participantes um espaço de convivência, com chimarrão, jogos e diálogo.
Já o domingo pela manhã foi conduzido pelo Flávio Dal Pozzo com o workshop “olhe ao seu redor” onde os participantes puderam pensar em ações concretas e contínuas a serem realizadas nas cidades em prol da construção de um mundo melhor.
Saiba mais sobre o START e confira a página no Facebook dos Jovens Por Um Mundo Unido no Rio Grande do Sul.
E todas as fotos do evento podem ser acompanhadas pelo link: https://goo.gl/photos/AM1rZmtzxJp3vJVj9