SITE OFICIAL BRASILEIRO

Uma nova biografia de Chiara Lubich


Editado pela editora Città Nuova, o título Chiara Lubich. La via dell’unità tra storia e profezia (Chiara Lubich. O caminho da unidade entre história e profecia, em tradução livre) será apresentado – por enquanto em italiano – em antemão no dia 30 de novembro, próximo a Roma, no auditório da Policlínica Gemelli.
O título é Chiara Lubich. La via dell’unità tra storia e profezia (Chiara Lubich. O caminho da unidade entre história e profecia, em tradução livre) e o autor é o historiador italiano Maurizio Gentilini. Trata-se da última biografia escrita sobre a fundadora do Movimento dos Focolares às vésperas dos cem anos de seu nascimento. Estão previstas traduções em inglês, espanhol e coreano. Para quem mora em Roma ou próximo à cidade, será possível encontrar o autor no próximo dia 30 de novembro, no auditório da policlínica Gemelli, às 16h30. Trata-se de uma publicação em que a editora Città Nuova começou a trabalhar para esse centenário, que começa no próximo dia 07 de dezembro, data simbólica porque foi quando, em 1943, Chiara se consagrou a Deus, dando, assim, início à aventura do Movimento dos Focolares.
O volume representa uma tentativa de leitura do percurso biográfico da fundadora do Movimento dos Focolares, a cem anos de seu nascimento e a doze de seu falecimento. Nasce como uma tentativa e uma divulgação, mas também pretende favorecer o aprofundamento dos aspectos singulares e grandes temáticas ligadas à figura de Chiara e do Movimento dos Focolares (os leigos na Igreja, o Vaticano II, a mundialidade, o ecumenismo, a paz…). Quer oferecer uma leitura do personagem no contexto histórico que atravessou durante sua longa e complexa existência, contribuindo para enriquecer uma oferta editorial já ampla, mas talvez um pouco carente de contribuições compostas por essas características.
O autor, que ama se definir como um “simples batizado”, procura ler os acontecimentos que tenta narrar referindo-se constantemente a fontes, com aplicação do método histórico-crítico e com a própria sensibilidade de um crente, e também com a chave hermenêutica que encontra a sua síntese na relação entre espiritualidade e ação, entre história e profecia.

Stefania Tanesini

Source: Site Internacional

Compartilhe
Veja também
Homenagem ao secretário geral da Comissão Teológica Internacional se deve ao reconhecimento pelo trabalho do teólogo especialmente nas áreas de Ontologia Trinitária e Teologia da Comunhão e por seu compromisso com a Cultura do Diálogo e da Paz.
Entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, o casal de voluntários do Movimento dos Focolares Ercília Fiorelli e Giampaolo Gherghetta, de Bauru (SP), estarão na Guiné-Bissau para visitar a Escola São Benedito Africano, iniciativa franciscana apoiada por um grupo do Estado de São Paulo há cinco anos. Atualmente, a escola recebe cerca de 800 alunos e alunas de 06 a 16 anos, dos setores Blom e Ondame, na região de Biombo.