SITE OFICIAL BRASILEIRO

Uma nova humanidade que nasce no mundo da saúde

Participantes do Movimento dos Focolares relatam experiências da vida em comunidade. Leia e conheça um pouco mais sobre a realidade do Movimento no Brasil.

O que vivi no trabalho não pode ser rotulado de uma EXPERIÊNCIA DE HUMANIDADE NOVA, enquanto setor no Movimento dos Focolares, mas certamente foi um momento para ver uma NOVA HUMANIDADE florescer! Trabalho no Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas e desde o ano passado com nossa coordenadora – que é uma pessoa incrível e revestida de compaixão por quem precisa – nos voltamos para os Municípios do Interior do Amazonas, que são muito carentes de informação e formação, e por isso, acabam por perder muito dos recursos que poderiam captar para o desenvolvimento de ações de políticas públicas de saúde da Assistência Farmacêutica. Realizamos virtualmente cerca de 20 reuniões com os interiores para conseguir chegar a cada um deles, e ao final desse diagnóstico percebemos a urgente necessidade de nos encontrarmos presencialmente para oferecer treinamento. Nasceu, assim, a proposta de realizarmos o I Simpósio de Assistência Farmacêutica do Amazonas com ênfase na Atenção Primária à Saúde (APS). Em nosso Departamento somos apenas 4, e mesmo sendo muito diferentes quanto a idade e credos, nos queremos muito bem, e várias vezes nos recordamos que Deus entre nós pode fazer grandes coisas! …e, de fato, assistimos a isso: cerca de 180 farmacêuticos puderam participar presencialmente ao Simpósio (eram essas as vagas disponíveis) e como foi realizado de forma híbrida, no primeiro dia chegamos a mais de mil visualizações. Dos 62 municípios do Amazonas, 48 estavam presentes, e os farmacêuticos – antes tímidos e desanimados – estavam felizes, participativos e partiram cheios de esperança e de ações concretas a serem realizadas. Tudo foi realizado em rede, sem recursos financeiros, somente contanto com parcerias. Há anos venho procurando semear um modo novo de fazer Assistência Farmacêutica, iluminado pelo Amor, muitas vezes entre lágrimas e gotas de suor… Agora vejo florescer um jardim neste “vale de lágrimas”, e a presença de Deus entre nós, num pequeno Departamento da Secretaria de Saúde do Amazonas, contribui para fazer acontecer o “assim na terra como no Céu”.

Susi Chagas – Manaus/AM

Clique aqui para ver outras experiências dos empenhados do Movimento Humanidade Nova.

Compartilhe
Veja também
Alimentar o corpo e a mente. Conheça essa história que uniu a distribuição de alimentos com a apresentação da Arte e Amar.
Enquanto Conselheiro de Saúde, ele encontrou uma oportunidade de atuar em favor da sua comunidade. Conheça essa experiência de vida.
Foram 22 anos de espera até concretizar seu sonho de abrir uma social. Hoje, a Casa de Maria é uma realidade.