UNICAP e ASCES inauguram a Cátedra Chiara Lubich,uma nova linha de pesquisa e estudos
Fraternidade e Humanismo serão as temáticas a serem abordadas nos trabalhos científicos e acadêmicos.
 
Numa iniciativa inédita no Brasil, a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e a Faculdade ASCES de Caruaru inauguram no dia 25 de março a Cátedra Chiara Lubich de Fraternidade e Humanismo, uma instância acadêmica destinada a fomentar os estudos e pesquisas em torno das temáticas Fraternidade e Humanismo, baseados nos pensamentos da fundadora do Movimento dos Focolares, Chiara Lubich. Como parte da programação, a presidente do Movimento, Maria Voce, proferirá a conferência “O Humanismo de Chiara Lubich”.
Entre as atividades da Cátedra, serão realizados cursos de extensão em diversas linhas de engajamento socioeconômico, seminários e outros eventos técnico-científicos, além do desenvolvimento de intercâmbio cultural e acadêmico entre instituições nacionais e estrangeiras.
A instância leva o nome de Chiara Lubich por sua notável contribuição para a difusão da fraternidade universal e de sua atuação pela paz e pela unidade dos povos, religiões e culturas, reconhecida pelo Prêmio Unesco de Educação para a Paz, concedido em 1996. Chiara escreveu mais de 100 publicações e recebeu 16 títulos de doutora honoris causa, outorgados por universidades de todo o mundo em Teologia, Comunicação Social, Filosofia, Pedagogia, Artes, Letras, Psicologia, Ciências Humanas e Economia – este último, concedido pela própria UNICAP, em 1998. O Movimento dos Focolares, fundado por Chiara, possui 70 anos e está presente em 200 países.
Programação – O evento, aberto ao público, será conduzido por professores e pesquisadores das duas instituições. A abertura será às 9h, com a presença do reitor da UNICAP, Pe. Pedro Rubens, e do diretor-geral da Faculdade ASCES, Prof. Paulo Muniz, além de representações do Brasil e do Exterior. Às 10h, Maria Voce proferirá sua conferência.
Às 14h30, haverá a mesa-redonda “Unidade e Fraternidade como paradigmas na política, no direito e nas relações internacionais”, com os professores Antonio Maria Baggio (Instituto Universitário Sophia, Itália), Thales Castro (UNICAP), Carlos Augusto Alcântara Machado (Universidade Federal de Sergipe) e Marconi Aurélio e Silva (ASCES). Às 16h30, outra mesa-redonda, agora com o tema “Comunhão, reciprocidade e agir agápico em economia e nas relações sociais”, com os docentes Vera Araújo (socióloga e pesquisadora da Scuola Abbà, Itália), Jorge Cândido (UNICAP), Andreza Lucas (Universidade Federal de Pernambuco) e Lucas Galindo (ASCES). A cerimônia de encerramento será às 18h, com a condução dos professores Thales Castro (UNICAP) e Fernando Andrade (ASCES).
Parceria – A UNICAP e a ASCES mantêm, há vários anos, estreita colaboração no campo acadêmico, sobretudo na formação humanista dos seus estudantes e da comunidade universitária. Em 2012, com a realização do V Seminário Internacional da Rede Universitária para o Estudo da Fraternidade (RUEF), surgiu a necessidade de as duas instituições aprofundarem os estudos sobre essa temática. Os organizadores da Cátedra observam que o estudo da Fraternidade já encontra abrigo nos ideais e no imaginário modernos. Cada vez mais, distintos enfoques e perspectivas são revelados pelo debate acadêmico. “Diante do quadro de desigualdades em que vivemos, em particular na América Latina, cremos que a economia e o direito, por exemplo, sobretudo no âmbito internacional, podem ser vistos e considerados sob o prisma da Fraternidade”, afirma o Prof. Paulo Muniz, pesquisador da temática.
 
A UNICAP já conta com a Cátedra Dom Helder Câmara, voltada à sua obra e aos Direitos Humanos. O êxito do citado evento estimulou as instituições a aprofundar tais estudos, desta feita dirigindo o interesse para o pensamento de Chiara Lubich.
 
Serviço
Inauguração da Cátedra Chiara Lubich de Fraternidade e Humanismo
Dia 25 de março, terça-feira, a partir das 9h, no auditório G2 da UNICAP, Recife
Para participar, é preciso confirmar a presença pelo endereço assecom.web@gmail.com
ou pelo telefone (81) 2119.4016.
 
Contatos com a imprensa – Assessoria de Comunicação da Faculdade ASCES: Diana Bezerra – (81) 97306100 – www.asces.edu.br; Assessoria de Comunicação da UNICAP: Paula Losada – (81) 88251216 – www.unicap.br; Assessoria de Comunicação do Movimento dos Focolares: Cecilia Suruagy de Melo – (81) 87365939 – www.focolares.org.br.