SITE OFICIAL BRASILEIRO

Unidade dos cristãos hoje: “amai-vos como eu vos amei”

Congresso internacional online, 28-29 de maio de 2021 – 8:30 às 12 horas (horário de Brasília)

60 anos de diálogo entre cristãos de várias Igrejas: a contribuição do Movimento dos Focolares para a unidade dos cristãos, gerando acolhida, justiça e paz entre comunidades e povos. O congresso aprofundará o “diálogo da vida” que brota da proximidade e da partilha entre cristãos de Igrejas diferentes.

Participarão:
Card. Kurt Koch, Presidente do Pontifício Conselho para a promoção da unidade dos cristãos (Vaticano);
Margaret Karram, Presidente do Movimento dos Focolares;
Rev. Prof. Dr. Ioan Sauca, Secretário geral ad interim do Conselho Mundial de Igrejas (Suíça);
Prof. Dr. Piero Coda, Instituto Universitário Sophia (Itália);
Prof. Dr. Stefan Tobler, Universidade Sibiu (Romênia);
Prof. Dr. Mervat Kelly, Pontifícia Universidade Lateranense (Itália);
Juan Usma, Pontifício Conselho para a promoção da unidade dos cristãos (Vaticano);
Pastor Giovanni Traettino, Fundador da Igreja Evangélica da Reconciliação (Itália);
Pastor Joe Tosini, Fundador do Movimento John 17 (Estados Unidos);
Rev. Dr. Jesùs Moran, Copresidente do Movimento dos Focolares

“Concentrando-se na espiritualidade da unidade, Chiara Lubich teve um impacto profundo sobre o movimento ecumênico, deu uma contribuição significativa para alimentar relacionamentos autênticos entre Igrejas e diferentes tradições cristãs”. São palavras de Olaf Fykse Tveit, ex-secretário geral do Conselho Mundial de Igrejas. São milhares os cristãos que se reconhecem no carisma de Chiara Lubich e na primazia da palavra evangélica na qual Jesus reza ao Pai: “Que todos sejam uma coisa só” (Cf. Jo. 17,21). “Unidade” é a palavra chave do carisma do Movimento dos Focolares e também do caminho de diálogo que este está atuando; um caminho que não anula as diversidades, mas que sabe reconhecer, precisamente nelas, uma riqueza.

Promovido pelo Movimento dos Focolares e intitulado “Amai-vos como eu vos amei” (Cf. Jo 15,13), o congresso que acontecerá nos próximos dias 28 e 29 de maio, online, não podia chegar em um momento mais propício, no qual guerras e conflitos reacendidos – além da chaga da desigualdade social agravada pela pandemia – pedem uma contribuição pessoal e global para curar as fraturas e feridas que a humanidade enfrenta hoje.

congresso terá um dúplice foco: serão aprofundados, o “diálogo da vida” – o extraordinário ponto de vista sobre o qual, em 1961, Chiara Lubich começou a percorrer um caminho de comunhão com cristãos de várias Igrejas – e a troca de “dons espirituais”.

Leia também: Ecumenismo: chamado para a vocação cristão, entrevista exclusiva com Sandra Ribeiro.

O “diálogo da vida” ou “diálogo do povo”, como também foi definido por Chiara Lubich, não se contrapõe ao realizado pelos responsáveis das Igrejas, mas o acompanha e testemunha. São os próprios cristãos que vivem, atuam e trabalham juntos na quotidianidade e, mergulhados nos desafios da história, alimentam um clima de confiança mútua, estima e respeito, que derruba barreiras e preconceitos seculares.

Serão muitos os depoimentos sobre este diálogo que irão enriquecer o congresso, como o de Lina, católica, e Roberto, da Igreja Pentecostal, ambos de Agrigento (Itália), que trabalham em um projeto comum de solidariedade em sua cidade, baseado no Evangelho, valorizando o que une e não o que divide. Ou o testemunho das Filipinas, onde cristãos de muitas Igrejas colaboram para aliviar situações de emergência, descobrindo-as como ocasiões para caminhar, trabalhar e orar juntos.

Nicole é da Igreja grega-ortodoxa e Garo da Igreja ortodoxa armênia, são libaneses e colaboram com a Federação Mundial dos Estudantes Cristãos (WSCF), presente em todos os países do Oriente Médio. Do trabalho deles está nascendo uma rede de relações que cria comunhão, “e dela – explicam Nicole e Garo – nós precisamos muito nos nossos países”.

O Congresso internacional acontece no 60º aniversário do Centro “Uno” para a unidade dos cristãos, a secretaria para o diálogo entre cristãos de diferentes Igrejas, fundado por Chiara Lubich em 26 de maio de 1961.

Acontecerá de 8:30 às 12 horas (hora de Brasília), será transmitido do Centro Mariápolis de Castelgandolfo (Roma, Itália) e traduzido em 20 línguas.

Para acompanhar o evento: http://live.focolare.org

o convite em PDF

Texto divulgado originalmente pelo site internacional do Movimento dos Focolares.

Compartilhe
Veja também
Homenagem ao secretário geral da Comissão Teológica Internacional se deve ao reconhecimento pelo trabalho do teólogo especialmente nas áreas de Ontologia Trinitária e Teologia da Comunhão e por seu compromisso com a Cultura do Diálogo e da Paz.
Entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, o casal de voluntários do Movimento dos Focolares Ercília Fiorelli e Giampaolo Gherghetta, de Bauru (SP), estarão na Guiné-Bissau para visitar a Escola São Benedito Africano, iniciativa franciscana apoiada por um grupo do Estado de São Paulo há cinco anos. Atualmente, a escola recebe cerca de 800 alunos e alunas de 06 a 16 anos, dos setores Blom e Ondame, na região de Biombo.