SITE OFICIAL BRASILEIRO

Unidade sem anular a diversidade: Papa Francisco orienta Bispos amigos dos Focolares

Em encontro, o Santo Padre reafirma que a unidade é um Dom e que deve ser vivida “sem anular a diversidade”.

No último sábado, 25, o Papa Francisco recebeu no Vaticano os Bispos amigos do Movimento dos Focolares para dialogarem sobre “ousar ser um”, o que o Santo Padre afirma ser um chamado do Espírito. 

“Nós, bispos, estamos a serviço do povo de Deus, para que possam ser edificados na unidade da fé, da esperança e da caridade. No coração do bispo, o Espírito Santo imprime a vontade do Senhor Jesus: que todos os cristãos sejam um, para louvor e glória do Deus Uno e Trino e para que o mundo creia em Jesus Cristo.”

Viver para o sonho da fraternidade

Neste momento em que o mundo ainda vive uma pandemia, Francisco se recorda da história de Chiara Lubich, que descobriu o carisma da unidade em meio à guerra e ao sofrimento, e coloca as semelhanças entre o carisma e o ministério dos Bispos.

“Papa e bispos, estamos a serviço não de uma unidade externa, de uma ‘uniformidade’, mas do mistério de comunhão que é a Igreja em Cristo e no Espírito Santo, a Igreja como Corpo vivo, como povo que caminha na história e, ao mesmo tempo, para além da história.”

E complementa que a fraternidade é um sonho de Deus. “É seu plano reconciliar e harmonizar em Cristo tudo e todos”.

“Porque a unidade que Jesus Cristo nos deu e continua a nos dar não é unanimismo, não é concordar a todo custo. Obedece a um critério fundamental, que é o respeito pela pessoa, o respeito pelo rosto do outro, especialmente dos pobres, dos pequenos, dos excluídos”.

Ao final, o Papa agradeceu o compromisso de cada bispo presente e reafirmou que nosso agir deve ser “sempre aberto, nunca exclusivo – a fim de crescer a serviço da comunhão”. 

Informações retiradas do site Vatican News. 

Compartilhe
Veja também
Homenagem ao secretário geral da Comissão Teológica Internacional se deve ao reconhecimento pelo trabalho do teólogo especialmente nas áreas de Ontologia Trinitária e Teologia da Comunhão e por seu compromisso com a Cultura do Diálogo e da Paz.
Entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, o casal de voluntários do Movimento dos Focolares Ercília Fiorelli e Giampaolo Gherghetta, de Bauru (SP), estarão na Guiné-Bissau para visitar a Escola São Benedito Africano, iniciativa franciscana apoiada por um grupo do Estado de São Paulo há cinco anos. Atualmente, a escola recebe cerca de 800 alunos e alunas de 06 a 16 anos, dos setores Blom e Ondame, na região de Biombo.