No início de 2022, com o retorno das atividades presenciais e com a autorização da vacina para as criança, a Associação de Apoio à Família, ao Grupo e à Comunidade do Distrito Federal (AFAGO DF) se deparou com algumas famílias bastante resistentes e com medo.
E para encorajá-las, a assistente social da AFAGO compartilhou uma foto do seu filho recebendo a vacina e enfatizou a importância deste ato, desde então, vários responsáveis começaram a vacinar suas crianças e a enviar registros do momento para a equipe. Com isso, viram um movimento de aceitação maior e uma abertura para o diálogo sobre a vacinação infantil.

Crédito: equipe AFAGO DF

Hoje, a equipe conta que a maioria das crianças estão vacinadas. Uma grande vitória.

“No dia 15 de fevereiro, retomamos as atividades presenciais com as crianças e adolescentes na AFAGO. Além de jogar o Dado da Paz, fizemos uma dinâmica para esclarecer mitos e verdades sobre a vacina e um jogo para incentivar e conscientizar sobre a importância da vacinação como um ato de amor coletivo. Neste jogo foram formados 2 grupos para um jogo de queimada. Quem fosse queimado significava que tinha sido infectado, ao final o grupo vencedor levava o outro para tomar a vacina. Então recebiam um adesivo de coração no braço”, narra a equipe.

Segundo eles/as, estavam lá também os personagens: o vírus e a seringa representando as vacinas.
“Vacinas salvam vidas! E nós da AFAGO, amamos fazer atos de amor!”

Crédito: AFAGO DF