“Dois dias de muita alegria, vitalidade, energia, corridas e brincadeiras, e marcados pela profunda descoberta do amor ao irmão como o maior ‘tesouro’ que levaremos ao céu. Estar perto das gen 4 é uma verdadeira escola para nós, adultas, pois elas, sim, acolhem o Evangelho e o vivem sem complicações: são mestras em amar e recomeçar sempre!”. O comentário de alguém que esteve nos bastidores do Congresso gen 4 de Teresina (PI) exprime a dinâmica vivida pelas 46 meninas – de seis a nove anos – vindas de nove cidades do Piauí e Maranhão, nos dias 24 e 25 de agosto, para o seu congresso anual.
O amor ao irmão foi o tema central, que permeou cada momento da programação, como o grande jogo “Uma cidade invadida pelo amor”: girando pela prefeitura, o hospital, as lojas, os parques, e vivenciando as situações que acontecem nesses lugares, as gen 4 mostraram uma grande sensibilidade diante das necessidades das pessoas e aprenderam que é justamente por lá, pela cidade onde moram, que devem começar a invadir o mundo de amor. Uma grande movimentação foi gerada também pelas várias oficinas, principalmente a fábrica de bijuterias “Centelhas de Amor”, onde confeccionaram pulseiras e colares que venderão para ajudar os mais pobres.
Além da espontaneidade e da alegria características, as gen 4 mostraram também muita profundidade. Um exemplo foi a atenção ao escutarem as respostas dadas por Chiara Lubich às perguntas dos gen 4 sobre o amor ao irmão, e durante a celebração da Santa Missa, que foi precedida por uma explicação sobre este momento tão importante de encontro com Jesus, que elas acompanharam com grande interesse.
Foi justamente o relacionamento com Jesus e o desejo de amá-Lo, fazendo muitos atos de amor a Ele presente nos irmãos o que mais marcou cada uma, como elas mesmas expressaram: “Gostei muito destes dias, principalmente porque falamos de Deus e fizemos muitos atos de amor para conquistar o nosso tesouro no céu”; “Fiz muitos atos de amor… peço que Jesus me ajude a ser uma verdadeira gen 4, que ama os pobres vendo Jesus neles”; “Agradeço a Jesus por estes dias, pela felicidade que Ele me deu…”. “Quero agradecer a Jesus por estes dias maravilhosos, pela chance de fazer muitos atos de amor e estar vivendo um momento que nem consigo explicar…”.
Foi uma experiência simples e profunda, visível no brilho dos olhos das gen 4 quando chegou a hora de voltar para casa e continuar a conquistar o verdadeiro tesouro, que levarão para o céu!
[nggallery id=83]