SITE OFICIAL BRASILEIRO

Saiba tudo sobre a Semana Mundo Unido 2019

Entre os dias 1º e 10 de maio as novas gerações do Movimento dos Focolares, sempre com o suporte das comunidades locais em mais de 180 países, promovem a Semana Mundo Unido. Uma semana com o objetivo de evidenciar as mais diversas iniciativas, atividades e gestos visíveis em direção ao mundo unido, por meio do diálogo e da unidade.
O tema da Semana Mundo Unido 2019 trata das questões de economia, trabalho e comunhão, criando um mundo onde ninguém mais passe necessidade. Seja com pequenas atitudes ou grandes projetos, você é protagonista de um mundo melhor!
Portanto, durante a Semana Mundo Unido 2019 somos todos convidados a implementar iniciativas que transformam o mundo e tornem visíveis nossos esforços durante o ano no Caminho da Economia, Trabalho e Comunhão, enfatizando a comunhão como um empenho para contribuir para a realização do nosso objetivo: que ninguém passe qualquer tipo de necessidade, seja ela material, espiritual ou psicológica.
Abaixo, explicamos melhor cada um desses aspectos propostos pelos jovens para a Semana Mundo Unido 2019:

ECONOMIA

Um novo olhar por uma economia mais fraterna está surgindo. Isso inclui nossos hábitos de consumo.
A “cultura do dar”, que não se confunde com a filantropia nem com assistencialismo, é o ponto fundamental desse novo jeito de “pensar a economia.”
É a cooperação e a ajuda mútua – na prática é a cultura do “dar” e do “doar-se” – entre aqueles que podem ajudar e aqueles que tem necessidades.
O propósito é um só: levar a dimensão da fraternidade para a macroeconomia que dita, na essência, as políticas econômicas públicas.
O objetivo? Fazer com que a teoria econômica tradicional seja sensível à economia social e faça valer o princípio maior dessa ciência social: proporcionar melhoria de vida a todos
 

TRABALHO

Criar relacionamento verdadeiros através dos nossos dons é viver na prática a experiência do diálogo e do esforço em prol dos outros. Quem nunca sonhou em um super herói e salvar aqueles que mais precisam?
Neste dia queremos transformar nosso ambiente de trabalho ou estudo um lugar melhor. Agora é com você!
 

COMUNHÃO

A comunhão é o catalisador para a ação em direção a uma nova economia.  A “cultura da partilha” nos faz identificar aquilo que não nos faz falta, acolhendo o próximo e suprindo a sua necessidade.
É dessa forma que podemos reestabeler a unidade entre as pessoas e promover o respeito, que cria a harmonia social. Este é o resultado de um “olhar fraterno” com as pessoas com quem convivemos, principalmente entre os mais pobres, que se formam para uma cultura da reciprocidade, sem a qual a comunhão não poderá jamais se tornar um estilo de normal de vida.
 
 
Alguns exemplos de iniciativas já em andamento ou ações de conscientização a serem realizadas:

  • The Street Store: uma loja temporária e gratuita para os mais desfavorecidos da cidade;
  • #ZeroHunger: ações, como a “refeição compartilhada” com os mais necessitados; ou uma proposta aos restaurantes da cidade para criar uma “refeição suspensa” para os necessitados, etc .;
  • Into the LABel: é o laboratório de consumo responsável. Porque enquanto consumimos podemos “votar com o portfólio”, recompensando ou não, os valores e o estilo de produção de uma empresa e não de outra.
  • Ações de conscientização: para desinvestimento em bancos armados ou fundos antiéticos e investimento em desenvolvimento sustentável e paz.
  • Captação de recursos: para projetos de desenvolvimento. Exemplos: Comunhão e Ação; Projetos de desenvolvimento AMO.
  • Conferências e workshops: tratam temas como empreendedorismo, trabalho, pobreza, consumo, investimento no desenvolvimento, etc.

 
Acesse o site dos Jovens por um Mundo Unido e saiba mais!
https://www.jovensporummundounido.com.br/smu2019
 
 

Compartilhe
Veja também
Para envolver os jovens macapaenses no percurso rumo ao Genfest 2024, a comunidade do Movimento dos Focolares de Macapá (AP) reuniu a juventude do Estado para a Jornada dos Jovens que neste ano refletiu sobre “Juntos Para Cuidar”.