Adolescentes do Movimento Juvenil pela Unidade (MJpU) da cidade de São Paulo fizeram em novembro de 2011 uma visita ao MAESP – Movimento de Assistência aos Encarcerados do Estado de São Paulo, entidade que abriga crianças e adolescentes filhos de encarcerados carentes.
Pensando nas necessidades das cerca de 40 crianças do MAESP, os adolescentes do MJpU levaram presentes que não foram, no entanto, comprados: eram fruto do desapego de cada um deles. Tendo em mãos uma lista com a idade das crianças, os adolescentes decidiram juntos o que dar para cada um e se propuseram a ir até lá para oferecer, acima de tudo, o amor entre eles.
Chegando lá, as crianças os esperavam com entusiasmo, visto que não é a primeira vez que eles vão no local. Cantaram juntos algumas canções e foi feito o jogo da entrega de presentes.
Os adolescentes do MJpU explicaram às crianças que se ganhassem um presente que não gostassem, poderiam trocar uns com os outros. Alguns toparam a ideia e houve uma bela comunhão também entre eles!
Foi um momento de família e assim se exprimiram os adolescentes ao final: “Não existia diferença entre nós e eles, éramos uma grande família, todos conversando, brincando, se divertindo. O difícil foi ter que ir embora!! Mais uma vez experimentamos o quanto vale a pena o esforço de sairmos do nosso mundo para irmos ao encontro dos outros, principalmente aqueles que vivem na nossa própria cidade, mas que estão em necessidades”.