A presidente do Movimento Político pela Unidade na Paraíba e voluntária do Movimento Focolares, Marta Athaíde Machado da Silva, natural do município paraibano de Esperança, recebeu o Título de Cidadã Pessoense, no dia 13 de dezembro, na Câmara de Vereadores de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba.
A outorga do título proposta pelo vereador Geraldo Amorim (PDT) foi recebida com emoção pela homenageada: Não preciso nem dizer, mas vocês estão vendo como eu estou emocionada, ressaltou Marta Athaíde. Eu amo João Pessoa, afirmou e agradeceu a Deus, ao Movimento dos Focolares e à família pela homenagem.
Trajetória social e política – Geraldo Amorim recordou a trajetória da nova cidadã pessoense. Contou que Marta Atahíde nasceu em Esperança, no sítio Camuca, em 1940, chegou em João Pessoa ainda pequena e morou por vários anos no bairro de Jaguaribe. Marta cursou Serviço Social na Universidade Federal da Paraíba e realizou importante trabalho na luta pela recuperação de menores infratores. Trabalhou como assistente social do SESI e em 1965 conheceu o Movimento Focolares.
Um dos marcos do trabalho social da homenageada, recordou o vereador, foi a construção do conjunto Padre Ibiapina, ao lado do bispo e amigo, Dom José Maria Pires. Juntos, eles conseguiram terreno ao lado de uma fábrica de cimento e todo o material para a construção das casas. A presença de três líderes desta comunidade, ressaltada por Marta, conferiu ainda mais sentido à homenagem.
Amorim destacou o empenho e dedicação da homenageada nesse e em outros trabalhos sociais e na atuação à frente do Movimento Político Pela Unidade (MPPU) que, no Brasil, já completou uma década e tem uma atuação marcante junto à juventude e aos parlamentares nas esferas municipal, estadual e federal.
João Pessoa maior – O vereador eleito Marco Antônio (PPS) disse que hoje, João Pessoa está muito maior com essa mulher como filha. Durante a sessão solene, a escritora e jornalista Jussara Kouryh prestou uma homenagem musical à amiga. Ao violão, cantou a música Cantochão, muito conhecida no âmbito do Movimento dos Focolares, e declamou uma poesia de cordel, denominada de Cantoria de Natal.
Outros amigos da homenageada fizeram questão de parabenizá-la publicamente. Compuseram a mesa dos trabalhos, além de Geraldo Amorim, Marco Antônio, Marta e Ivanaldo Ferreira, Maria Auxiliadora Luna, do Movimento dos Focolare na Paraíba, e Ana Lúcia Bandeira, do Movimento dos Focolares do Nordeste. O vereador João dos Santos (PR) também marcou presença na sessão.
Um dos coordenadores regionais do Movimento Focolares, Ivanaldo Ferreira, que veio de Recife para participar da sessão, afirmou que Marta Athaíde é um exemplo de pessoa e um modelo de cidadã na sociedade. Marta é um exemplo; todos aqui estão de parabéns por homenagear essa mulher do Evangelho.
Fonte: http://vitrinepolitica.com/