SITE OFICIAL BRASILEIRO

Voluntárias de todo o Brasil escolhem representantes para Assembleia Central de 2021

A Assembleia Regional das Voluntárias do Brasil é um encontro que acontece a cada seis anos, precedido por um retiro espiritual. Além de tratar de assuntos fundamentais para a vida deste Setor do Movimento dos Focolares, são escolhidas as Voluntárias que irão representar a Região na Assembleia Central, em Castel Gandolfo (Roma) no mês de março de 2021.

No último dia 30 de agosto, as Voluntárias de todo Brasil escolheram suas 21 representantes, em um encontro on-line.

Ramificação do Movimento dos Focolares, as Voluntárias de Deus estão espalhadas em todo o mundo e, no Brasil, reúnem em torno de 2.140 pessoas, residentes em todos os estados do país.

A Assembleia exigiu meses de preparação e duas Comissões – Preparatória e Eleitoral – foram criadas para viabilizar a preparação e os trâmites eleitorais na conexão virtual, que deveria alcançar as mais distantes localidades, reunir uma grande diversidade de participantes e ter uma duração aproximada de 8 horas.

Falta de acesso à internet, pouca ou nenhuma familiaridade com o sistema de votação (desenvolvido na Itália), além da necessidade de conexão em tempo real foram apenas algumas das barreiras derrubadas pela experiência de unidade e ajuda mútua que as 1.695 Voluntárias votantes experimentaram durante o evento.

“Aquilo que parecia impossível, numa região de dimensões continentais, aos poucos foi sendo construído, como um mosaico através de muitas mãos, no amor recíproco e no abraço a Jesus Abandonado. E assim pudemos experimentar a presença de Jesus entre nós, tão luminoso, tão palpável, como se o Paraíso descesse aqui na Terra ou tivéssemos sido arrebatadas para lá”, escreveram para o nosso site.

Muitas mãos, uma única Assembleia

Para que a Assembleia Regional do Brasil pudesse acontecer, foi necessária também a colaboração de outros setores da Obra de Maria. As jovens do Movimento Gen 2, por exemplo, produziram tutoriais com todo o passo a passo necessário para a votação. Os vídeos foram distribuídos via WhatsApp e puderam chegar a todas as participantes.

Uma equipe de apoio técnico foi criada e alguns dias antes da votação oficial foi realizada uma simulação. Para a escolha das candidatas, as Voluntárias votantes receberam perfis online completos que podiam ser consultados a qualquer momento.

Durante os dois meses antecedentes, semanalmente foi recitado o Santo Terço e celebrada uma missa, a cada final de semana conduzidos por um Regional diferente, e uma rede de comunicação criativa e dinâmica foi sendo tecida, unindo Voluntárias de pontos distantes entre si.

“Foi uma bela oportunidade para construirmos Jesus em Meio com todas as voluntárias do Brasil. Acho que presencialmente seria impossível! Essa presença nos fortaleceu, me senti enriquecida por tantas experiências, comunhão de almas e pelo sim de cada uma, para construir essa unidade entre nós!”, escreveu Camila de Araraquara, São Paulo.

Um momento histórico que colocou a tecnologia a serviço do Amor

Durante a Assembleia, foi apresentado um vídeo de Chiara Lubich falando sobre a vocação dos Voluntários e a importância do Setor para o Movimento dos Focolares. Em seguida, foram apresentadas experiências de Voluntárias de diversos Regionais do país, testemunhando a vida dinâmica e fecunda do segmento no Brasil.

“Estes dias históricos marcam em nós essa força esplêndida desta vocação e do carisma da unidade! (…) O amor é tão forte que, mesmo estando à distância, pudemos nos sentir tão próximas, e tudo com a beleza que é exigida naturalmente pelo Ideal!”, disse (Maria de Lourdes, de Macapá.

Compartilhe
Veja também
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.
No último sábado (06), os Jovens do Movimento dos Focolares realizaram o Genfest Day, uma manhã de atividades no Centro Social Roger Cunha Rodrigues, em Manaus (AM), para refletirem sobre o tema "Abraçar a humanidade provoca mudança", ao lado de 50 crianças e 20 adultos.