SITE OFICIAL BRASILEIRO

Atmosfera solene e familiar | Diário #1

Diário da Assembleia Geral – 1, de 24 de janeiro de 2021

Começou! Às 12:30 (UTC+1) teve início a Assembleia Geral do Movimento dos Focolares, tão esperada e preparada com grande participação dos membros e aderentes do Movimento, no mundo inteiro. Havia sido convocada para o início de setembro de 2020, mas foi adiada devido à pandemia, e está se realizando de forma virtual.

A escolha desta data é significativa: dois dias atrás, em 22 de janeiro, data do nascimento de Chiara Lubich, foi concluído o ano do centenário da fundadora do Movimento, e hoje, 24 de janeiro, recorda o dia no qual, em 1944, Chiara “descobriu” a realidade de Jesus Abandonado sobre a cruz, aquele Jesus que se tornaria o “esposo da sua alma” e que a teria impulsionado a “buscá-lo” em todo sofrimento e dor da humanidade, para construir relações e pontes de unidade.

De acordo com o que se encontra escrito em seu regulamento, a Assembleia é “o primeiro e mais importante órgão de governo do Movimento dos Focolares”. São 360 os participantes, dos quais 139 por direito, 181 eleitos e 40 convidados pela Presidente.

Embora distribuídos por todo o mundo, os participantes ingressaram na única grande sala virtual todos conscientes da solenidade e da importância deste momento, todos construtores da viva atmosfera da família mundial, que não poderia faltar, nem mesmo em uma plataforma virtual.

Maria Voce, que deixa o lugar de presidente do Movimento ao final de seu segundo mandato, abriu a Assembleia com um apelo solene. Convidou todos os participantes a se colocarem na atitude de Jesus na última ceia e lavar os pés uns dos outros, o que significa estar prontos “a escutar-se, a entender-se, a ir além das diferenças, para tornar-se verdadeiramente irmãos, ou seja, verdadeiramente iguais, com a máxima dignidade que Jesus nos dá, porque nos faz filhos de Deus e irmãos e irmãs de todos”.

Segundo o regulamento, a sessão de hoje previa várias votações: inicialmente os dois moderadores que coordenarão e conduzirão os trabalhos. Foram eleitos Uschi Schmitt, alemã, médica, e André Ponta, engenheiro italiano. Em seguida foi aprovada a comissão eleitoral, composta por Danilo Virdis, Flavia Cerino, Waldery Hilgeman, Laura Bozzi e Irmã Tiziana Merletti, todos residentes na Itália e, por motivos legais, presentes na sede oficial da Assembleia, o Centro Internacional do Movimento dos Focolares, em Rocca di Papa (Itália).

Nas outras votações a Assembleia aprovou a programação destes dias e uma modificação nos Estatutos Gerais do Movimento, que reduziu o número mínimo de conselheiros a serem eleitos, de 30 a 20.

A partir de amanhã iniciarão três dias de retiro espiritual para os participantes.

Escritório de Comunicações Focolares

Compartilhe
Veja também
Terminou um dia muito intenso de trabalho para os participantes da Assembleia geral. Entre ontem e hoje eles analisaram e votaram uma série de moções para a vida do Movimento no futuro. Foi escrito um esboço inicial do documento final, que contém, em síntese, as orientações e linhas de ação das temáticas discutidas nos vários grupos de trabalho.