SITE OFICIAL BRASILEIRO

Ações

Adolescentes e o Movimento Juvenil pela Unidade

Todos os anos, adolescentes de norte a sul do Brasil se unem a adolescentes de todo o mundo em uma corrida pela paz. A ideia é que durante 24 horas do dia, por causa do fuso horário, adolescentes estejam correndo e praticando atividades físicas no mundo todo para levar às pessoas uma mensagem de paz e fraternidade. Um verdadeiro revezamento esportivo mundial pela paz.

Aqui no Brasil, são diversas as atividades realizadas pelo Movimento Juvenil pela Unidade. Verdadeiras olimpíadas com diversas modalidades esportivas no Sul do país, encontros com danças e dinâmicas no Norte e até mesmo uma caminhada ecológica recolhendo resíduos deixados por turistas no morro da Urca, no Rio de Janeiro. “Nesta Olimpíada encontrei muitos amigos que me quiseram bem, experimentei a família e agora quero levar este amor a muitas pessoas”, disse um adolescente que participou das olimpíadas no Sul. 

Run4Unity é apenas uma das experiências que os adolescentes que participam do Movimento dos Focolares realizam pelo mundo. Eles também se envolvem em atividades sociais com refugiados, atividades ecológicas e culturais. Ao todo, são mais de 150 mil adolescentes, de 182 países, dos cinco continentes que vivem por um objetivo: um mundo unido.  O alicerce dessa experiência está em viver a Regra de Ouro: “Fazer aos outros o que gostaríamos fosse feito a nós”, presente na Bíblia e nos livros sagrados de muitas grandes religiões e princípio compartilhado por muitos. De fato, vivendo esta “regra”, na fidelidade à própria fé, nascem relacionamentos novos, capazes de contribuir para a realização da paz e da fraternidade.

Esse é um compromisso que parte de cada um e que se concretiza em todos os ambientes em que estão: na escola, na família, com os amigos, nas suas cidades.

O Movimento Juvenil pela Unidade também realiza o Projeto Homem Mundo no qual a partir de oficinas e troca de experiências busca “testemunhar que não existem barreiras, que não existem diferenças de etnia que não se possam superar. Não existe nada, não existem nem mesmo os Andes que nos dividem, nem mesmo o oceano, nada, nada. Podemos ultrapassar todas essas coisas com o nosso amor recíproco”.  

Esse projeto já foi sediado na Argentina, na Itália, no Leste Europeu, etc.

Ainda no Brasil, os adolescentes também promovem, desde 2003, o Fórum do Movimento Juvenil pela Unidade, em Igarassu, para participantes do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

A programação é muito variada e proposta inteiramente por eles, desde as temáticas, às oficinas, músicas, meditações, experiências, atividades sociais, culturais, etc.

Os adolescentes do Movimento Juvenil pela Unidade procuram  ter um olhar mais amplo sobre o mundo, porque, como afirmava Chiara Lubich, “uma cidade é pouco: olhe para longe, para a tua pátria, para a pátria dos outros, olhe para o mundo.”