SITE OFICIAL BRASILEIRO

Chiara Lubich

Causa de canonização

Com o passar dos anos, aumenta sua fama de santidade …». Com estas palavras, o bispo de Frascati, Rafaello Martinelli, abriu a causa diocesana de beatificação e canonização de Chiara (Silvia) Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, em 27 de janeiro de 2015. 

O pedido foi feito pela Presidente dos Focolares, Maria Voce, respondendo ao desejo de pessoas  comuns e autoridades – embora com visões diferentes – porque o reconhecimento da sua santidade poderia  encorajar muitas pessoas a um maior compromisso para o bem da humanidade.

O mesmo Papa Francisco, numa mensagem lida na cerimônia de abertura, exortou “para que se faça conhecer ao povo de Deus a vida e as obras daquela que, acolhendo o convite do Senhor, acendeu para a Igreja uma nova luz no caminho em direção à unidade”.

Outro motivo dessa iniciativa: propor à Igreja um novo modelo de santidade que vai além da santidade de um indivíduo, a santidade do povo, uma santidade coletiva.

Foi o caráter coletivo da via de santidade aberta pelo carisma e vivida por Chiara que foi destacado por Maria Voce, na abertura da cerimonia:

Acolhendo, dia após dia, de modo coerente, o carisma que Deus lhe deu, caminhando para a plenitude da vida cristã e a perfeição da caridade, Chiara prodigalizou-se para que este caminho de vida evangélica fosse percorrido por muitas pessoas, com a renovada determinação de ajudar quem encontrava a colocar Deus em primeiro lugar e a «santificarem-se juntos», sempre propensa em realizar o testamento de Jesus: “Ut omnes unum sint”.

Mons. Raffaello Martinelli, Bispo de Frascati, coloca os selos nas caixas do processo de Chiara durante a cerimônia de conclusão da fase diocesana.

O processo diocesano

A data 7 de dezembro de 2013 marca o início da fase diocesana da Causa de canonização e beatificação de Chiara Lubich – pouco mais de cinco anos após sua morte em 14 de março de 2008 – quando foi assinada em Castel Gandolfo a petição oficial para o início da Causa. As primeiras a serem ouvidas foram as testemunhas oculares que a conheceram desde os primeiros tempos da fundação do Movimento dos Focolares.

Posteriormente, Dom Raffaello Martinelli consultou a Conferência Episcopal da região do Lácio sobre a oportunidade de iniciar a Causa, obtendo um parecer positivo. O bispo constituiu, assim, uma comissão de 3 especialistas em matéria histórica e arquivística que tinha a tarefa de reunir todo o material não publicado relativo a Chiara. Martinelli nomeou depois três Teólogos que examinaram os escritos publicados. Em 29 de junho de 2014, a Santa Sé concedeu o seu Nulla Osta à abertura oficial da Causa.

Em 27 de janeiro de 2015, na Catedral de Frascati, realizou-se a cerimônia de abertura da fase diocesana, concluída em 10 de novembro de 2019.