SITE OFICIAL BRASILEIRO

Mostra virtual celebra o Centenário de Chiara Lubich no Brasil. Confira.

Uma mostra completamente virtual para celebrar o centenário de Chiara Lubich “invadirá” as redes sociais dos Focolares durante todo o mês de novembro.

2020. Um ano especial para o Movimento dos Focolares em todo o mundo: o centenário de nascimento de sua fundadora, Chiara Lubich.

Nascida em 1920, a italiana difundiu, em seus 88 anos de vida, um carisma de unidade e seu pensamento “inundou” as relações entre as mais diversas crenças, assim como a cultura política, a econômica e deu vida a uma comunidade de cerca de 2 milhões de pessoas em mais de 180 países.  

Lubich faleceu em 2008, mas a repercussão da sua vida continua a reverberar em todo o mundo.

Por isso, para o ano de 2020, com o objetivo de apresentar publicamente e internacionalmente a figura civil de Chiara Lubich e seu pensamento sensível e inovador aos dias de hoje, o Movimento dos Focolares e o Museu de Trento, com o apoio do Conselho da Europa, haviam programado uma mostra que percorreria, em diferentes versões, algumas regiões do mundo, incluindo São Paulo, Cidade do México, Nova Iorque, Nairóbi, Mumbai, dentre outras cidades.

No entanto, em virtude da pandemia, a mostra apenas começou na Itália e precisou ser fechada, para contribuir com a saúde planetária. Permaneceu, porém, o desejo de continuar a celebrar o centenário de Chiara Lubich.

Uma mostra 100% virtual

Foi então que um grupo bem diverso de profissionais se uniu, no Brasil, para dar forma e vida à Mostra Virtual do Centenário de Chiara Lubich.

Durante todo o mês de novembro, as redes sociais @focolaresbrasil estarão dedicadas a celebrar a vida de Chiara, a apresentá-la a quem ainda não a conhece e também a promover um “reencontro” com aqueles que foram sensibilizados pelo seu testemunho.

Siga o Instagram Focolares Brasil

Siga o Facebook Focolares Brasil

A programação desse mês dedicado à Mostra on-line conta com a divulgação de um vídeo manifesto, conteúdos diários nos perfis de redes sociais do Movimento, além de uma série de lives pelo canal do Youtube sobre as expressões culturais originárias do carisma da unidade.

O impacto da mensagem de Chiara Lubich é atual e seus propósitos repercutem com ainda mais força nos dias de hoje. Suas ideias sustentam um novo estilo de vida, promovem a sustentabilidade e o compartilhamento de recursos, acolhem os mais vulneráveis e promovem o diálogo entre povos e culturas.

Chiara foi e continua sendo promotora de uma cultura de paz e de diálogo em uma sociedade atualmente marcada por polarizações e intolerância. E, enquanto no último século, vimos crescer uma desigualdade social exacerbada em todo o mundo, Chiara foi reconhecida e premiada por ideias inovadoras que deram origem a novos modelos econômicos, políticos e sociais.

Por isso, não deixe de conferir, curtir, compartilhar e divulgar a Mostra Virtual do Centenário de Chiara Lubich. Faça parte desta história!

Veja o site internacional da Mostra em português

Compartilhe
Veja também