SITE OFICIAL BRASILEIRO

Falando Direito: ação educacional chega no Rio Grande do Sul

falando direito

Inspirado no projeto Falando Direito, que já levou conhecimento jurídico a mais de 10 mil estudantes da Rede Pública do Distrito Federal e de outros Estados, foi dado o pontapé inicial para a nova ação Falando Direito-Rampas para o Futuro, no Rio Grande do Sul. O evento de boas-vindas e a aula inaugural ocorreram no último dia 22 de novembro no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em formato híbrido. 

Entre os presentes estavam Luciane Cardoso Barzotto, coordenadora do grupo Direito e Fraternidade RS (UFRGS) e desembargadora do TRT4, e Reynaldo Soares da Fonseca, da rede Comunhão e Direito e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Sobre o projeto Falando Direto – Rampas para o Futuro

Com objetivo de educar adolescentes da rede pública de ensino do Estado para o direito, a cidadania e a fraternidade, tendo em foco práticas do dia a dia, a iniciativa é apoiada pelo grupo Direito e Fraternidade RS e Comunhão e Direito, e promovida pelo Instituto de Educação em Direitos e Fraternidade (iedf) em parceria com a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase).  

Além dos estudantes, estão previstas participações de um pequeno grupo da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), a título de experiência-piloto. Após a prévia preparação dos jovens, eles serão alocados em áreas administrativas com interesse em recebê-los.

“E com esse empenho de voluntários e parcerias de diversos órgãos esperamos que o Projeto Falando Direito – Rampas para o Futuro do RS possa contribuir para que a fraternidade, como diz Chiara Lubich,  seja ‘um empenho sem isolar e nem excluir ninguém’, que a fraternidade ajude a trazer nessas  práticas  restaurativa, uma  aprendizagem prática voltada ao processo de reintegração social e uma formação cidadã. Se quisermos ter um mundo melhor, de todos os pontos de vista, seja social, político ou religioso, devemos viver a fraternidade, onde somos responsáveis uns pelos outros e possamos viver como irmãos”, ponderou Luciane Cardoso Barzotto durante o evento.

Sobre o Falando Direito

Esta ação educacional em direitos voltada à cidadania e à fraternidade tem como objetivo capacitar alunos da rede pública de ensino a partir da abordagem de temas jurídicos relacionados às fases do ciclo de vida humana. Ela é promovida pelo Instituto de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF), parceira da Comunhão e Direito, e ministrada nas modalidades presencial e virtual.

Desde 2016,  já levou conhecimento jurídico a mais de 10 mil estudantes da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal e de outros estados, transformando vidas e fortalecendo a cidadania.

Compartilhe
Veja também
Fórum Socioeconômico Ambiental Amazônia Viva, da Economia de Comunhão Brasil, conectou as agendas da economia, fé e Justiça Climática na Amazônia, entre os dias 05 e 06 de abril.
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.