SITE OFICIAL BRASILEIRO

Festividades de Chiara Lubich acontecem em toda a Regional AL/BA/SE

Festividades de Chiara Lubich

O dia 14 de março é uma data especial para toda a comunidade do Movimento dos Focolares. Neste ano, celebramos o 13º aniversário da partida de Chiara Lubich, fundadora dos Focolares, ao paraíso e agradecemos pela sua vida, sua dedicação e pela espiritualidade da Unidade que permanece iluminando todos os cantos do mundo. Na Regional AL/BA/SE no Brasil, foram diversas as cidades que se organizaram para festejar este momento à distância, mas em completa unidade.

Alagoas 

Em Arapiraca/AL, por exemplo, cerca de 60 pessoas participaram pelo Google Meet do Encontro da Palavra de Vida, para refletirem juntos sobre uma frase do Evangelho e saudarem Chiara pelas sementes plantadas na cidade. “Foi um momento especial, no qual todos os presentes puderam participar e testemunhar o amor de Deus por nós através do ideal de Chiara, esse carisma que tocou o nosso coração e nos fez perceber novos cristãos, renascidos e capazes de fazer triunfar no mundo o amor de Deus sobre essa terra”, nos conta a comunidade de Arapiraca. 

O Encontro Reunião da Comunidade, que acontece mensalmente, reuniu mais de 140 pessoas conectadas, distribuídas pelas cidades de Maceió, Marechal e Recife. O fio condutor do momento foi um trecho da meditação de Chiara sobre “A Santa Viagem”, presente na palavra de vida do mês e, na sequência, três fortes testemunhos sobre o impacto do Carisma na vida de alguns participantes do Movimento, ajudando-os na escolha pessoal de Deus e na superação de um tratamento de câncer.

“Fiquei muito feliz e emocionada com o Encontro da Comunidade. Em cada um que contava o seu encontro com o Ideal, via-se o Carisma de Chiara transformando vidas, com o Evangelho vivido no dia a dia! Foi um programa dinâmico e espiritual que coroou com a missa e a experiência de D. Lessa! A comissão preparatória está de parabéns!”, relatou um participante. 

Bahia

Já na Bahia, as comunidades de Euclides da Cunha/BA, Uauá, Caldas do Jorro (Distrito de Tucano) e Algodões (Distrito de Quijingue) aproveitaram também o encontro virtual da Palavra de Vida para agregarem na programação momentos alegres e dinâmicos, trazendo em evidência o legado de Chiara, o patrimônio material e imaterial da Obra de Maria e a realidade cultural de um povo que vive pela unidade. O ponto alto foi um vídeo de Chiara com o tema “A fraternidade se realiza somente com um amor especial”. 

As comunidades de Ilhéus e Olivença comemoraram de forma belíssima, permeada de muita emoção e gratidão a Chiara, por seu sim a Deus e pelo carisma da unidade. Eram 21 pontos conectados, com a participação especial do bispo Dom Mauro e dos focolarinos Fest e Luiz Carlos. Alcester Mendes, que esteve no momento, afirma estar grato pelas belas mensagens passadas durante o encontro. “Para mim, é estar constantemente à serviço, aberto à vontade de Deus no momento presente. Que a vida de Chiara continue sendo o nosso modelo para o sim à vontade de Deus. Continuemos unidos no amor a Jesus presente em cada pessoa”.

Sergipe

Transmitido pelo canal do YouTube da Paróquia Santo Antônio de Propriá, o Movimento em Sergipe organizou um momento de família e celebração da missa em agradecimento à vida de Chiara Lubich. Foram aproximadamente 125 pontos conectados durante o encontro e 146 pontos na missa, que também contou com a participação de alguns membros de Maceió.

“Obrigada, Chiara, pelo dom que você em vida foi para todos nós, em não ficar só para você essa tão grande espiritualidade. E continue intercedendo por nós, pela nossa caminhada rumo à santidade!”, descreve Ymara Camboim Gonçalves. 

Tenhamos Jesus entre nós para maior gratidão de Chiara e pelo seu sim que nos faz experimentar o paraíso”, declara Gil Barbosa, de Aracajú.  

Compartilhe
Veja também
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.
No último sábado (06), os Jovens do Movimento dos Focolares realizaram o Genfest Day, uma manhã de atividades no Centro Social Roger Cunha Rodrigues, em Manaus (AM), para refletirem sobre o tema "Abraçar a humanidade provoca mudança", ao lado de 50 crianças e 20 adultos.