SITE OFICIAL BRASILEIRO

Focolares participa do Congresso dos Movimentos e Novas Comunidades em Manaus

congresso de movimentos

Com o tema “O papel dos Movimentos e Novas Comunidades no Caminho Sinodal da Igreja”, mais de 500 pessoas se reuniram para o Congresso dos Movimentos e Novas Comunidades de Manaus (AM). E o Movimento dos Focolares em Manaus não ficou de fora. 

O evento aconteceu no dia 27 de novembro e reuniu aproximadamente 13 Comunidades de Vida e 20 Movimentos da Arquidiocese de Manaus (do Regional AMACRRO), responsável pela realização do momento, que teve como objetivo gerar uma troca de experiências entre os e as participantes e apresentar as comunidades e os movimentos eclesiais à arquidiocese da capital amazonense. 

Rita Avelino é uma das integrantes dos Focolares que participou ativamente do Congresso e ressaltou que o ponto alto do encontro foi o envolvimento das equipes de organização e a intensa participação de cada Movimento presente. 

Segundo ela, todos os grupos presentes se misturavam aos visitantes e o Congresso se tornou um grande aprendizado em comunhão. “Ao final, a alegria e o entusiasmo eram notórios e se mostraram em cada agradecimento.”

A comunidade dos Focolares teve um tempo para expor as principais ações e um resumo dos princípios do Carisma da Unidade, como expressão da igreja na Amazônia. Todos os movimentos tiveram um estande para mostrar obras, acolher os participantes que passavam pelo espaço.

Com a missa presidida pelo Pe. Martin Laumann e concelebrada pelo Frei Servo, auxiliados pelo diácono Leonardo Lucas, o Congresso chegou ao fim e a expectativa de próximos eventos como esse.

Compartilhe
Veja também
xr:d:DAF_HQTAqc8:36,j:6001471474667105447,t:24041518
Fórum realizado pela Economia de Comunhão, em parceria com o Sistema B, na Amazônia, mostrou que economia, fé e Justiça Climática tem tudo a ver e podem trabalhar em conjunto pelo florescimento humano e desenvolvimento sustentável na região. 
Fórum Socioeconômico Ambiental Amazônia Viva, da Economia de Comunhão Brasil, conectou as agendas da economia, fé e Justiça Climática na Amazônia, entre os dias 05 e 06 de abril.
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.