SITE OFICIAL BRASILEIRO

Jesús Morán reeleito copresidente dos Focolares

É o segundo mandato para Morán, cuja função primordial é o pleno apoio e colaboração com Margaret Karram, a nova presidente eleita dos Focolares.

Também a eleição do Copresidente foi acolhida pela Assembleia dos Focolares com um aplauso mundial e hoje, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida confirmou a sua eleição: Jesús Morán foi reeleito Copresidente dos Focolares. Trata-se do segundo mandato depois do último que acabou de concluir ao lado de Maria Voce.

Jesús Morán tem 64 anos e nasceu em Navalperales de Pinares, Ávila (Espanha). Encontrou a mensagem evangélica proposta pelo Movimento dos Focolares durante os estudos universitários, através do testemunho de alguns amigos. Ele se formou em Filosofia pela Universidade Autônoma de Madri e obteve o diploma em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Católica de Santiago do Chile e um doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense em Roma.

De 1996 a 2004 foi responsável dos Focolares para o Chile e a Bolívia, onde foi ordenado sacerdote no dia 21 de dezembro de 2002. De 2004 a 2008 foi corresponsável do Movimento no México e em Cuba.

Na Assembleia geral dos Focolares em 2008 foi eleito conselheiro geral e encarregado pelo aspecto da formação cultural dos membros do Movimento. Em 2009 começou a fazer parte da “Escola Abba”, centro interdisciplinar de estudo dos Focolares, pela sua competência em antropologia teológica e teologia moral. De 2014 até hoje é copresidente dos Focolares.

As funções do copresidente
O primeiro dever do Copresidente é o pleno apoio e colaboração com a Presidente. Os Estatutos dos Focolares falam de “profunda unidade com a Presidente” para lhe oferecer a possibilidade de avaliar ideias e decisões, na escuta e na comum busca da vontade de Deus.

É responsável dos sacerdotes que aderem aos Focolares e cuida para que a vida interna e as atividades do Movimento sejam conformes à fé e à moral da Igreja.

Stefania Tanesini 

Compartilhe
Veja também
Terminou um dia muito intenso de trabalho para os participantes da Assembleia geral. Entre ontem e hoje eles analisaram e votaram uma série de moções para a vida do Movimento no futuro. Foi escrito um esboço inicial do documento final, que contém, em síntese, as orientações e linhas de ação das temáticas discutidas nos vários grupos de trabalho.