SITE OFICIAL BRASILEIRO

Margaret Karram: Que cesse o fogo da guerra e vença o diálogo “na procura de caminhos de paz”

paz

A “oração pela paz universal”, pronunciada hoje pela presidente do Movimento dos Focolares em Assis, diante do túmulo de São Francisco, ecoa as palavras do Papa Francisco. A versão completa está em anexo.

“Nós Te pedimos com a fé que remove montanhas, que ‘cesse o fogo’ da guerra e que vença o diálogo ‘na busca de caminhos de paz’ entre a Rússia e a Ucrânia. Pedimos a graça de cessar todos os conflitos em curso, especialmente os mais esquecidos.”

Esta ardente invocação está no cerne da “oração pela paz universal”, pronunciada esta manhã em Assis por Margaret Karram, presidente do Movimento dos Focolares. Na cripta de São Francisco, na Basílica Inferior, ela estava acompanhada pelo Conselho Geral do Movimento, reunido na “cidade da paz” para alguns dias de retiro.

Representando todos os membros do Movimento – cristãos de diferentes Igrejas, adeptos de várias religiões, pessoas que se reconhecem irmãos e irmãs na única família humana.

Assumimos o grito e o desespero dos povos que atualmente sofrem por causa da violência, dos conflitos armados e das guerras”, prosseguiu Margaret Karram.

Dá-nos a graça de acolhermo-nos uns aos outros, de nos perdoarmos, de vivermos como uma única família humana.

Dá-nos de amar a pátria do outro como a nossa! Deus de misericórdia, de concórdia, faz de nós “instrumentos da Tua paz”.

A uma semana (25 de março) da consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria pelo Papa Francisco, esta súplica é parte da oração coral pela paz que se eleva no mundo e acompanha a grande rede de solidariedade à qual integram também os membros do Movimento. As comunidades do Focolare estão presentes em mais de 180 países, incluindo muitos lugares onde ainda há conflitos e guerras.

O texto completo da “oração universal pela paz”.

Stefania Tanesini

Texto originalmente publicado pelo site internacional do Movimento dos Focolares.

Compartilhe
Veja também
Homenagem ao secretário geral da Comissão Teológica Internacional se deve ao reconhecimento pelo trabalho do teólogo especialmente nas áreas de Ontologia Trinitária e Teologia da Comunhão e por seu compromisso com a Cultura do Diálogo e da Paz.
Entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, o casal de voluntários do Movimento dos Focolares Ercília Fiorelli e Giampaolo Gherghetta, de Bauru (SP), estarão na Guiné-Bissau para visitar a Escola São Benedito Africano, iniciativa franciscana apoiada por um grupo do Estado de São Paulo há cinco anos. Atualmente, a escola recebe cerca de 800 alunos e alunas de 06 a 16 anos, dos setores Blom e Ondame, na região de Biombo.