Ir para o conteúdo

SITE OFICIAL BRASILEIRO

Search
Close this search box.
  • Quem Somos
    • História
    • Focolares no Brasil
    • Espiritualidade da unidade
    • Liderança coletiva
  • Chiara Lubich
    • Quem é Chiara Lubich?
    • Causa de canonização
    • Chiara e os brasileiros
    • Reconhecimentos
    • Cofundadores
  • Diálogos
    • Diálogo com a Igreja Católica
    • Diálogo com Igrejas Cristãs
    • Diálogo com as grandes religiões
    • Diálogo com pessoas sem convicções religiosas
    • Diálogo com a cultura
  • Ações
    • Famílias | Famílias Novas
    • Sociedade | Humanidade Nova
    • Jovens por um Mundo Unido
    • Adolescentes e o Movimento Juvenil pela Unidade
    • Movimento paroquial
    • Movimento sacerdotal
    • Movimento dos religiosos e das religiosas
  • Eventos
  • Contato
Menu
  • Quem Somos
    • História
    • Focolares no Brasil
    • Espiritualidade da unidade
    • Liderança coletiva
  • Chiara Lubich
    • Quem é Chiara Lubich?
    • Causa de canonização
    • Chiara e os brasileiros
    • Reconhecimentos
    • Cofundadores
  • Diálogos
    • Diálogo com a Igreja Católica
    • Diálogo com Igrejas Cristãs
    • Diálogo com as grandes religiões
    • Diálogo com pessoas sem convicções religiosas
    • Diálogo com a cultura
  • Ações
    • Famílias | Famílias Novas
    • Sociedade | Humanidade Nova
    • Jovens por um Mundo Unido
    • Adolescentes e o Movimento Juvenil pela Unidade
    • Movimento paroquial
    • Movimento sacerdotal
    • Movimento dos religiosos e das religiosas
  • Eventos
  • Contato
Palavra de vida
  • Diálogo, Diálogo | Igreja Católica
  • 24 de junho de 2022
  • Por Cibele Lana

Percurso Sinodal e Movimento dos Focolares: um caminho percorrido lado a lado 

O Percurso Sinodal 2021-2023 é um convite do Papa Francisco para que a Igreja Católica reflita sobre si mesma e se prepare para o Sínodo dos Bispos em 2023. É  mais um dos impulsos do pontífice rumo à participação cada vez mais ampla da comunidade nas decisões da instituição, tendo como meta uma unidade plural da Igreja. 

Por ser uma instituição milenar, de maior abrangência e contextualização histórica, a Igreja Católica decide apontar para dentro e acolher a auto reflexão como um fator chave para sua permanência e atualização. 

Este movimento de reflexão vem em um período de intensos debates sobre papéis sociais, impulsionados por uma juventude cada vez mais atuante e que se faz ser ouvida. Uma reflexão que também vem acontecendo no âmbito do Movimento dos Focolares, especialmente no diálogo com a cultura e as diferentes áreas do saber. 

E quem conhece a história dos Focolares, sabe que sua origem está intimamente ligada ao Catolicismo. Sua fundadora Chiara Lubich, italiana e católica, sempre guiou seus passos a partir dos valores cristãos. 

Em 2014, quando encontrou participantes da Assembleia Geral do Movimento dos Focolares, o Papa Francisco concluiu que “o Movimento dos Focolares encontra-se hoje diante da mesma tarefa que aguarda a Igreja inteira: oferecer, com responsabilidade e criatividade, a sua peculiar contribuição a esta nova estação da evangelização”.

Para entender melhor detalhes dessa conexão e da importância do Percurso Sinodal para Igreja Católica e para os Focolares, convidamos Ana Fátima Athis e Aroldo Braga, responsáveis por conduzir esse caminho no Brasil. 

1) No interior do Movimento dos Focolares, quais estão sendo as principais reflexões desenvolvidas acerca do Percurso Sinodal, desde 2021, e qual a importância de acompanhar o Percurso?

Ana Fátima: O tema do Sínodo é Por uma Igreja sinodal: comunhão, missão e participação! O Centro do Movimento, elaborou um Instrumento de trabalho muito rico e profundo que nos ajuda a refletir sobre o papel dos Focolares na Igreja, e também sobre o modo como vivemos a nossa espiritualidade que, pela busca constante de Jesus entre nós, já é tipicamente sinodal. 

Este documento foi enviado a todas as comunidades do movimento não só aqui no Brasil, mas no mundo inteiro. As suas principais reflexões estão sendo norteadas por 4 temáticas, à luz do Carisma da Unidade: Caminho e Missão, Palavra e Eucaristia, Escuta e Diálogo, e Discernimento comunitário. 

Aroldo: O Percurso Sinodal está sendo uma oportunidade que o Focolare, assim como todas as expressões da Igreja, está tendo de refletir profundamente sobre si, a própria Igreja e a humanidade. O Sínodo de 2023 aponta para o futuro partindo da experiência das primeiras comunidades cristãs nesse “caminhar juntos”, que é a própria expressão da sinodalidade. Para o Focolare essa oportunidade de reflexão é que torna importante o acompanhamento do Percurso Sinodal, sendo Igreja como Chiara ensinava.

2) Como está sendo a sua experiência pessoal de acompanhar este processo e o que ele traz de novo para a Igreja e para os Focolares, na sua concepção?

Ana Fátima: Para mim, pessoalmente, está sendo uma experiência apaixonante e gratificante que me impulsiona a conhecer e amar mais a Igreja, com todos os seus sofrimentos, conquistas e desafios. Poderia dizer que a novidade é o exercício da sinodalidade e da comunhão com todos, na cultura do encontro e da confiança, na reciprocidade do amor recíproco, descobrindo que todos são meus irmãos e que temos que caminhar juntos, com Jesus entre nós, para testemunhar a fraternidade. 

Aroldo: Pessoalmente é uma experiência que significa o Amor de Deus por mim, quando me dá a oportunidade de participar dessa busca de discernimento a que a Igreja convoca todos os seus filhos. O que ela traz de novo para o Focolare e para a Igreja é esse reencontro com a experiência das primeiras comunidades cristãs. Penso que estamos vivendo o nascimento de um novo tempo que marcará definitivamente a Igreja e dentro dela o Movimento dos Focolares, que encontrará aí um novo impulso para o ideal suscitado pelo Carisma da Unidade.

3) Quais as principais metas da Obra de Maria para o encerramento deste ciclo em 2023? 

Ana Fátima: As nossas metas são as mesmas do Documento final da Assembleia Geral do Movimento dos Focolares, realizada em janeiro do ano passado em Roma. A própria Assembleia foi uma forte experiência sinodal. O título do documento final é “Ter coragem de abraçar o mundo, à escuta do grito da humanidade, da criação e das novas gerações”. Queremos durante todo o percurso sinodal rumo ao Sínodo de 2023 reavivar cada vez mais nas nossas comunidades, o nosso “estilo de vida”. Isto é, viver o amor ágape em todas as dimensões da nossa vida, tendo um amor preferencial pelos excluídos. Com um compromisso vital de viver a Palavra, na escuta atenta das diversidades para compô-las na unidade, no impulso de aprofundar a sabedoria, e com convicção de que vale a pena fazer qualquer esforço para testemunhar a presença de Jesus, que nos ilumina e dá esperança de uma sociedade fraterna.

Compartilhe
Veja também
Créditos: Widma Sandrelly - Ascom / UFPE
Créditos: Widma Sandrelly - Ascom / UFPE

UFPE outorga doutorado Honoris Causa à Vera Araújo

Encontro das Famílias Abraâmicas marca momento de solidariedade e união inter-religiosa

Papa Francisco. Fonte: Canva.

Em oração pelo Papa Francisco

Mapa do site
  • Home
  • Chiara Lubich
  • Diálogos
  • Ação
  • Contato
  • Palavra de vida
  • Home
  • Chiara Lubich
  • Diálogos
  • Ação
  • Contato
  • Palavra de vida
 
  • Vida de Comunidade
  • Diálogo
  • Internacional
  • Eventos
  • Guia de Identidade Visual
  • Obras Sociais
  • Vida de Comunidade
  • Diálogo
  • Internacional
  • Eventos
  • Guia de Identidade Visual
  • Obras Sociais
Institucional
  • Diretrizes Proteção integral de crianças e adolescentes e de pessoas vulneráveis
Redes sociais
Instagram Youtube Facebook-f
contato
  • contato@focolares.org.br

© 2025 Focolares. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Akson.Studio