SITE OFICIAL BRASILEIRO

Semana Mundo Unido começa dia 30 de abril e aquece preparativos para o Genfest

Semana Mundo Unido começa dia 30 de abril e aquece preparativos para o Genfest

A Semana Mundo Unido (SMU) 2023 se aproxima! É um momento em que as comunidades do Movimento dos Focolares em todo o planeta, com especial protagonismo dos jovens, promovem projetos, ações e atividades em favor do mundo unido, da paz e fraternidade, a começar em nível local, mas também com objetivo de atingir a cidade, estado, país ou países.  

A SMU 2023, a exemplo do ano passado, tem como tema “Dare to Care/Ousar Cuidar”, e será um momento forte de preparação para o Festival Genfest 2024, que pela 1ª vez acontecerá em nível internacional no Brasil. Esse evento reunirá jovens do mundo inteiro, em Aparecida (SP), entre 19 a 21 de julho de 2024, e será uma grande confraternização, troca de experiências e ideias, e manifestações culturais. O festival será transmitido via streaming para mais de 120 países onde centenas e milhares de jovens estarão reunidos para que também possam agir como multiplicadores de uma mudança que propague a cultura do mundo unido.  

A SMU 2023 tem início no dia 30 de abril e segue até o dia 6 de junho com uma programação intensa. As ações previstas para este ano esperam responder a desafios locais e globais, por meio da promoção de mudanças tanto pessoais quanto coletivas.  São ações programadas uma tarde jogos, doação de sangue, prática de exercícios físicos, rodas de conversa sobre meio ambiente, atividades de promoção humana e social e outras.  

Também gestos simples fazem parte das ações da SMU, tendo em vista o Genfest. É o caso, por exemplo, de um grupo de membros adultos dos Focolares que se comprometeram em promover doações em dinheiro no período de abril a dezembro, fruto de sua economia pessoal e extraordinária, especialmente destinada ao Genfest. “Não importa o valor; tudo servirá”, comunicaram os promotores da iniciativa.  

Um deles deu exemplo de como isso pode se dar: “Na minha casa, atualmente, devido à doença da minha esposa, eu faço todas as atividades domiciliares e, aos finais de semana, para não cozinhar, peço delivery. Então, o valor economizado será enviado ao Genfest”. Ele disse ainda: “O importante é que essa comunhão seja fruto de um sacrifício pessoal. Assim, o nosso Genfest terá, além da comunhão, um ato de amor concreto para que seja frutuoso”. 

No último dia 29 de março, os dirigentes dos Focolares no Brasil divulgaram uma Carta a toda a Obra de Maria [nome oficial do Movimento] no Brasil em que apresentam as expectativas para a SMU 2023 e encorajam os envolvidos a divulgar o Genfest 2024. Para ler a carta basta acessar: https://focolares.org.br/smu-2023-com-uniao-e-expetativas-para-o-genfest-no-brasil/

Assessoria de Imprensa Genfest 2024 by Agência Gentecom  

Jornalista Bruna Briti – MTB 32.441 – WhatsApp (12) 98218.3382 e Felipe Riela (texto)  

São Paulo, 27 de abril de 2023. 

Compartilhe
Veja também
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.
Conheça mais 4 OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) e Comunidades Sem Fins Lucrativos do Sudeste Brasileiro, parceiras do Genfest, que vão receber os jovens para atuarem como voluntários de 12 a 18 de julho deste ano. 
Ação Comunitária Focolare do Morro, Centro Mariápolis Arnold, Projeto Unidade na Fraternidade e ONG  Junta mais Brasil são as 4 OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) e Comunidades Sem Fins Lucrativos do Região Sul que vão acolher jovens no período de 12 a 18 de julho para a fase de trabalho voluntário do evento.