SITE OFICIAL BRASILEIRO

Uma visita especial para a comunidade dos Focolares em Juiz de Fora

A comunidade de Juiz de Fora contou com uma presença muito especial no encontro da Palavra de Vida do mês de novembro. Dom Vincenzo Zani, secretario da Congregação para a Educação Católica no Vaticano, estava na cidade a convite do Arcebispo para um Congresso e pode participar desse momento da comunidade dos Focolares.
Na ocasião, Dom Vincenzo Zani compartilhou com todos como conheceu o Ideal cerca de 50 anos atrás, ainda seminarista, e também muitas experiências com Chiara Lubich como quando a fundadora o presenteou com uma Palavra de Vida. E ainda contou sobre seu trabalho na fundação do Instituto Sophia e do atual serviço à Igreja, muito próximo ao Papa Francisco.

Ao final, deixou uma reflexão sobre dois dos sete dons do Espírito Santo.
“Sabedoria vem do latim sapere que quer dizer que tem sabor. Sabemos tantas coisas, tantas coisas e não sabemos nada. Precisamos dar sabor a tudo o que sabemos.”
E continuou:
“O Entendimento vem de Intelecto e essa palavra vem do Latim Intellectus , da mesma raiz de “inteligência” que vem de Intelligere : “discernir, compreender, entender”. Formado por Inter , “entre”, mais Legere , “escolher, separar”, do qual se formou a palavra Ler .
Então devemos ler em profundidade, sair da superficialidade da vida de hoje que pode nos levar a andar a vida inteira sem entender a raiz dos problemas. É o que mais desejo agora: viver e dar sabor a Palavra de Vida, porque a Palavra de Vida nos ajuda a chegar na raiz das questões.”
 
 

Compartilhe
Veja também
Neste 1º de outubro, a cidade de Dias D’Avila recebeu o maior encontro de jovens católicos da região, o ‘CrisJovem’, que celebrou o Dia Nacional da Juventude (DNJ) com o tema ‘E todos ficaram saciados’ (Lc 9,17). O evento reuniu milhares de jovens da Diocese de Camaçari, que puderam participar de atividades artísticas, culturais, formativas e espirituais.