Famílias Novas trazem reflexões sobre documento escrito pelo Papa Francisco.
Por Nicole Melhado
O setor Famílias Novas, do Movimento dos Focolares, promove um ciclo de aprofundamento sobre a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia (A alegria do amor). Essa iniciativa é uma resposta ao convite do Papa Francisco para que todas as famílias do mundo possam aproveitar a oportunidade para fazer uma maior reflexão e estudo da riqueza que esse documento oferece.
“Nosso grande desejo é que, como Famílias Novas, aproveitemos dessa iniciativa do Papa, para além de divulgar e refletir, façamos parte ativa dessa experiência planetária de vida e testemunho como igreja doméstica”, explicam os focolarinos casados Soraia e João Francisco Giovani.
Em encontros mensais, estudiosos, sacerdotes, casais e especialistas trarão explanações sobre cada um dos capítulos desse documento. A aula inaugural foi ministrada pelo Padre José Alem, no início de abril e trouxe um panorama geral sobre essa exortação e os desafios da família na atualidade.
“Uma exortação apostólica é uma catequese aprofundada, traz uma reflexão sobre os mistérios da fé. Em Amoris Laetitia, o papa nos convida a redescobrir a família. O anúncio cristão sobre a família é verdadeiramente uma boa notícia”, explica padre Alem.
Quem participou dessa primeira aula teve a oportunidade de compreender mais sobre a vontade de Deus no aspecto familiar. “Dentre a visão geral introduzida, o ponto que a nós se ilumina é o significado do próprio nome da encíclica, descobrir a Alegria do Amor, que se apresenta no Deus que é Família e na família alargada, como um bem decisivo para o futuro do mundo. Abre a nós a beleza e a importância social de ser família”, destaca Marina Maria Vieira Rosa.