Focolarina Adriana Valle recebe condecoração da Presidência da Itália

A Presidência da República Italiana, na figura do seu presidente Sérgio Mattarella, concedeu, na manhã desta quarta-feira, 2, a condecoração de “Cavaliere dell”Ordine dela Stella d’Italia” (Cavaleiro da Ordem da Estrela da Itália) à focolarina italiana Adriana Valle, que há 42 anos vive no Brasil.

Nas motivações para o ato especial, o Cônsul-Geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, destacou a dedicação de Adriana à inclusão social, junto ao Movimento dos Focolares, na recuperação das comunidades em vulnerabilidade em Vargem Grande Paulista, além do seu espírito de diálogo e disseminação da Economia de Comunhão.

“Foi uma grande surpresa”, exclamou Adriana em entrevista para o site dos Focolares. “Acredito que eles sentiram que nunca deixei de ser italiana, buscando trazer para o Brasil minhas tradições, ao mesmo tempo em que também coloco em relevo as tradições brasileiras. Para mim sempre foi importante amar o país do outro como o seu”.

Durante a entrevista, Adriana deixou transparecer todo o seu amor pelo Brasil, uma terra que, segundo ela, sempre a aceitou e acolheu. Única mulher dos 4 filhos, disse apenas que sente falta da família, que é muito unida.

“Brinco com os meus irmãos: vocês estudaram tanto, são médicos, doutores, chefes de cozinha e não receberam prêmios. Eu não tive um estudo específico e já recebi três.”

Adriana é muito conhecida na cidade de Vargem Grande Paulista por administrar a uma famosa panificadora da região, a Espiga Dourada, e também por seus trabalhos sociais. Já foi homenageada com a cidadania honorária de Vargem Grande Paulista e, também pela cidade, no Dia da Mulher.  

Compartilhe
Veja também