SITE OFICIAL BRASILEIRO

Focolarina Adriana Valle recebe condecoração da Presidência da Itália

A Presidência da República Italiana, na figura do seu presidente Sérgio Mattarella, concedeu, na manhã desta quarta-feira, 2, a condecoração de “Cavaliere dell”Ordine dela Stella d’Italia” (Cavaleiro da Ordem da Estrela da Itália) à focolarina italiana Adriana Valle, que há 42 anos vive no Brasil.

Nas motivações para o ato especial, o Cônsul-Geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, destacou a dedicação de Adriana à inclusão social, junto ao Movimento dos Focolares, na recuperação das comunidades em vulnerabilidade em Vargem Grande Paulista, além do seu espírito de diálogo e disseminação da Economia de Comunhão.

“Foi uma grande surpresa”, exclamou Adriana em entrevista para o site dos Focolares. “Acredito que eles sentiram que nunca deixei de ser italiana, buscando trazer para o Brasil minhas tradições, ao mesmo tempo em que também coloco em relevo as tradições brasileiras. Para mim sempre foi importante amar o país do outro como o seu”.

Durante a entrevista, Adriana deixou transparecer todo o seu amor pelo Brasil, uma terra que, segundo ela, sempre a aceitou e acolheu. Única mulher dos 4 filhos, disse apenas que sente falta da família, que é muito unida.

“Brinco com os meus irmãos: vocês estudaram tanto, são médicos, doutores, chefes de cozinha e não receberam prêmios. Eu não tive um estudo específico e já recebi três.”

Adriana é muito conhecida na cidade de Vargem Grande Paulista por administrar a uma famosa panificadora da região, a Espiga Dourada, e também por seus trabalhos sociais. Já foi homenageada com a cidadania honorária de Vargem Grande Paulista e, também pela cidade, no Dia da Mulher.  

Compartilhe
Veja também
Jornada de aprendizagem Amazônia Viva EaD ensinará como empreender de modo mais sustentável na região amazônica
Com o tema “Abraçar a humanidade, despertar a mudança”, a Semana Mundo Unido 2024 tem início no dia 1º de maio.
No próximo dia 18 de maio, no Centro Mariápolis Glória, em Benevides (PA), o Movimento dos Focolares realizará a "Maloca Ecumênica - Juntos Pela Amazônia", evento que reunirá cerca de 150 cristãos das várias Igrejas, membros das diversas religiões, cidadãos ativistas na construção da Paz.