Para celebrar juntos os 100 anos de Chiara Lubich, nesse último domingo (14), a comunidade do Movimento dos Focolares de Ananindeua/PA inaugurou a revitalização da Praça Chiara Lubich. Instituída em 2009 pelo atual governador do Estado, à época prefeito da cidade, o complexo esportivo expõe um grande um “Dado da Paz”, instalado em março de 2018 em comemoração ao 10º aniversário de morte de Chiara.
Chiara e a cidade de Ananindeua
Tudo começou no ano de 1982, quando quatro casais do município participaram de um encontro de Famílias Novas, na Mariápolis de Benevides/PA. A partir dali formou-se uma comunidade que tendo conhecido a espiritualidade de Chiara Lubich, se espalhou por diversos campos da sociedade civil. No campo da política criou relacionamentos diversos.
Em 1995, Chiara designou uma frase do Evangelho – também chamada de Palavra de Vida – para a comunidade de Ananindeua: “Disso todos saberão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 13,35). No ano seguinte, uma voluntária dos Focolares foi eleita vereadora da cidade e ocupou o cargo por dois mandatos consecutivos. Já em 2002, através de um Decreto Legislativo, Chiara recebeu o título de “Cidadã de Ananindeua”.
Hoje a recordação de Chiara Lubich permanece viva na comunidade, não só por meio da linda Praça com seu nome, mas também no coração dos ananindeuenses.