SITE OFICIAL BRASILEIRO

Hospedagem solidária: comunidade de Caxias do Sul (RS) fornece atendimento e abrigo para pessoas em situação de rua

pastoral das pessoas em situação de rua

Há pouco mais de quatro anos, a Pastoral das Pessoas em Situação de Rua de Caxias do Sul (RS) distribui roupas, café e sopa nas ruas da cidade todas as quintas-feiras e acolhe essas pessoas no período de inverno. A Hospedagem Solidária começou nos salões paroquiais do Centro da cidade e foram mantidas ao longo dos anos por meio de doações que foram verdadeiras providências divinas.

“As pessoas de Caxias são muito solidárias. São mais de 200 voluntários e o apoio da prefeitura da cidade. Servimos para eles um jantar, uma cama quentinha e um café da manhã e, após o jantar, temos um momento de espiritualidade com eles”, conta Maria Teresinha Grasselli, coordenadora do Projeto.

A chegada inesperada da pandemia trouxe o desafio da readaptação. Álcool em gel, máscaras, luvas e banho para os atendidos precisaram ser providenciados para garantir a segurança de todos. Em decorrência da pandemia, cada acolhido recebeu uma caixa plástica para guardar os seus pertences, evitando ao máximo o contato entre os participantes.

Maria Teresinha diz que além desses cuidados, os colchões e os travesseiros são forrados com um plástico para facilitar a higienização e o grupo acolhido recebe um par de meias e um chinelo. 

“As normas para entrada no local seguem as mesmas da edição anterior, entre eles o atendimento de psicólogos e de médicos do  projeto  “Médicos do mundo”, que fazem uma avaliação clínica, medindo a temperatura e observando outros sintomas. E caso apresentem sintomas são encaminhados para atendimento médico.”

Assim, o projeto busca levar dignidade às pessoas em situação de rua, sempre com respeito, amor ao próximo e solidariedade.

Compartilhe
Veja também
xr:d:DAF_HQTAqc8:36,j:6001471474667105447,t:24041518
Fórum realizado pela Economia de Comunhão, em parceria com o Sistema B, na Amazônia, mostrou que economia, fé e Justiça Climática tem tudo a ver e podem trabalhar em conjunto pelo florescimento humano e desenvolvimento sustentável na região. 
Fórum Socioeconômico Ambiental Amazônia Viva, da Economia de Comunhão Brasil, conectou as agendas da economia, fé e Justiça Climática na Amazônia, entre os dias 05 e 06 de abril.
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.